Blah Cultural

Série "Intercâmbio Cultural" - 3º Episódio

Nossa correspondente Marina fala sobre chegadas e partidas

Leia mais

Baú do Blah

"Cherry Bomb" do The Runaways, grupo de rock formado exclusivamente por mulheres de atitude nos anos 70, é o desenterro da semana

Leia mais

Fan Film da semana

O vídeo da vez homenageia Super Mario Bros, eleito o melhor jogo de todos os tempos

Leia mais

Novos Artistas

Com composições próprias, em inglês, a banda Austin é o destaque da vez

Leia mais

Música e Cinema

Entrevista com João Estrella: Saiba mais sobre o músico que teve sua vida retratada no filme "Meu nome não é Johnny"

Leia mais

Família do Blah

Busca

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Toy Story 3: Bonecos revolucionários


"Toy Story 3" é a animação mais lucrativa da história de Hollywood. Em apenas 10 semanas o longa arrecadou U$ 1 milhão. Além disso, os revolucionários bonecos conseguiram a façanha de conquistar o lugar de 7ª maior bilheteria de todos os tempos.

É quem foi que disse que animação é coisa de criança não é?

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Calígula +++


Roma é um guarda-chuva jogado no canto do palco. O cenário lembra vagamente a arquitetura romana com pichações com o nome Gaius Calígula escritas a mão. Esses elementos já davam indícios de que seria um espetáculo com estética contemporânea assim como “Hamlet” que assisti no ano passado. Logo na primeira cena minha suspeita é confirmada. Homens vestidos de casacos de couro entram em cena e criticam as atitudes insanas de Calígula a fim de situar o público sobre que passagem da vida do imperador se trata o espetáculo. Enquanto os senadores reclamam, um deles (interpretado por Cláudio Fontana) carrega Roma em suas mãos. Em seguida, as luzes do teatro se apagam finalmente (aliás elas se apagam e acendem algumas vezes durante o espetáculo para fazer o público se sentir o povo romano).

Em relação às atuações, elas foram boas, mas nenhuma brilhante ou que tenha arrepiado de verdade. Thiago Lacerda que vive o personagem-título, como era de se esperar, é o destaque. A loucura e perversão de Calígula ganham profundidade na maior parte da peça. Em determinados momentos, o ator dá até certo tom de comédia a elas o que agrada o público. Cláudio Fontana e os demais atores que viveram outros senadores e um poeta também não deixaram por menos. A atriz Magali Biff que interpreta a amante do imperador também trabalhou bem, mas por vezes fez graça de forma não muito interessante, mas mesmo assim conseguiu arrancar risadas da platéia. Não a responsabilizo por isso porque não pareceu improviso esse tipo humor sem contexto...

Engana-se quem pensa que o espetáculo é forte e pesado como o clássico do cinema. A peça se inicia no período em que Calígula desesperado com a morte de sua irmã Drusila desaparece por um tempo. A relação incestuosa entre os dois é apenas ironizada pelos senadores no primeiro ato. O espetáculo teatral na verdade é um mergulho profundo na cabeça do atormentado imperador romano. Diálogos sobre morte, poder, liberdade e a eterna insatisfação humana dão o tom da peça.

Vale a pena conferir o espetáculo que está em temporada popular no Sesc Ginástico.

Teatro SESC Ginástico


domingo, 1 de agosto de 2010

Festival Brasileiro de Cinema Universitário



Você gosta de cinema alternativo? Então essa dica é pra você! Está rolando no Rio a 15 ª edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Começou no dia 28 de julho e irá até 08 de agosto. As mostras acontecem na Caixa Cultural, Centro Cultural dos Correios e Oi Futuro. Também há eventos paralelos no festival. Divirtam-se!

Abaixo o site oficial do evento para você se programar!
http://www.fbcu.com.br/2010/sobre_o_festival.html

Caixa Cultural
Av. Almirante Barroso 25 - Centro
(21) 2544-4080

Centro Cultural Correios
R. Visconde de Itaboraí 20 - Centro
(21)2253-1580

Oi Futuro Flamengo
R. Dois de Dezembro 63
(21)3131-3060

Oi Futuro Ipanema
R. Visconde de Pirajá 54 - 3º andar
(21) 32013010