Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 1 de maio de 2012

Documentário "Senna": 18 anos da morte do ídolo

Neste 1º de maio de 2012, a morte de Ayrton Senna completa 18 anos. O piloto brasileiro faleceu após bater na curva Tamburello - no circuito de Ímola, em San Marino. Para relembrar a carreira e vida de Ayrton,  optei em fazer uma resenha do documentário Senna.

O filme é uma produção britânica  em parceria com outros três países: Brasil, França e Estados Unidos  Asif Kapadia assina a direção de Senna, que foi distribuído pela Universal Pictures.

Senna mostra imagens inéditas do piloto nas categorias de base. Do kart ao campeonato britânico de Fórmula 3, porém, o foco principal é a Fórmula 1.

Algumas corridas são retratadas com muita emoção, por exemplo, o Grande Prêmio de Mônaco de 1984. Ayrton Senna guiava em baixo de muita chuva o carro da Toleman - que era uma equipe pequena, e ao chegar em segundo começou a tirar a diferença do líder, o francês Alain Prost. A corrida foi interrompida, e pela primeira vez, Ayrton viu a política da Fórmula 1. Começava uma das maiores rivalidades da história do automobilismo. 

A amizade com o piloto austríaco Gerhard Berger e a vida pessoal de Ayrton também estão presentes no documentário com depoimentos de familiares e dos jornalistas da Rede Globo: Galvão Bueno e Reginaldo Leme. O conflito do piloto brasileiro com a política de Jean Marie Balestre, Presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), também é ingrediente para o filme.

O objetivo de Senna é mostrar a carreira gloriosa do piloto brasileiro. Em 1988,  ele assina com a McLaren e consegue ser tricampeão. O filme dá ênfase à vitória no Grande Prêmio do Brasil, de 1991 - onde, Senna, venceu a corrida com somente uma marcha. No final, esgotado pelo cansaço, desmaiou. A análise dessa corrida, fica a cargo do jornalista Reginaldo Leme.

Vale a pena ver! Um filme marcante e emocionante, com uma trilha sonora muito bem encaixada. Senna termina com a música "Maracatu Atômico" de Chico Science.

BEM NA FITA:

-  Filme muito bonito. Bem produzido e emocionante. A família Senna fez um ótimo trabalho ao lado do diretor Asif Kapadia

- Trilha sonora marcante e muito bem casada com as imagens de apoio.

- Imagens inéditas de acervo da família de Ayrton Senna. 

- O documentário explorou também a morte do piloto Roland Ratzemberger, da Simtek, que faleceu nos treinos de sábado do GP de Imóla de 1994. O filme o mostra uma entrevista inédita com o austríaco, onde, ele fala da falta de estabilidade do seu carro.

- chega a ser divertido ver o abandono de Prost no Grande Prêmio do Brasil de 1991. Ao passar em frente a arquibancada, a torcida brasileira usa palavras de baixo calão para tratar o piloto francês.

QUEIMOU O FILME: 

- Transformaram Xuxa na "viúva de Senna". Vale lembrar, que na época de sua morte, Ayrton, namorava a apresentadora Adriana Galisteu.

- Faltou a rivalidade com Nelson Piquet. O piloto brasileiro só aparece em uma reunião da FIA, onde, ele e Ayrton questionam sobre a segurança do GP da Alemanha.
 
- Faltou um depoimento do piloto Emerson Fittipaldi sobre Ayrton Senna. 

FICHA TÉCNICA

Diretor: Asif Kapadia
Elenco: - Documentário -
Produção: Tim Bevan, James Gay-Rees, Eric Fellner
Roteiro: Manish Pandey
Trilha Sonora: Antonio Pinto
Duração: 107 min.
Ano: 2010
País: Reino Unido
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Working Title Films / Midfield Films
Classificação: Livre

1 opinaram:

Acho uma falta de respeito com Adriane Galisteu e com fãs vinte anos se passaram e essa familia de mentirosos dele nao assume que ele tava louco de paixão pela viuva Adrane Galisteu que era pobre e sem cultura na opniao da familia

Postar um comentário