Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quarta-feira, 30 de março de 2011

Crítica de "Deus da Carnificina" (+++++)


Quando se encontram atores do quilate de Paulo Betti, Júlia Lemmertz, Deborah Evelyn e Orã Figueiredo, a probabilidade de sair algo ruim é quase a mesma que este que vos escreve ganhar na Mega-Sena. E o milagre não aconteceu em "Deus da Carnificina", que está em cartaz no Theatro Municipal de Niterói.

A peça, do início ao fim, condiz com o adjetivo espetáculo. Não se trata de um musical 'Broadwaydiano' ou algo do tipo, mas, além das encenações magníficas já citadas acima, conta com roteiro (Yasmina Reza) e direção (Emílio de Mello) fabulosos.



A história gira em torno de um tema bem contemporâneo: o bullying. Quando os casais Alan (Paulo Betti) e Anete (Julia Lemmertz), e Michel (Orã Figueiredo) e Verônica (Deborah Evelyn) se encontram para resolver um incidente entre seus filhos pequenos - um deles quebrou dois dentes do outro numa briga na praça. Nesta reunião, a polidez civilizada dos adultos dá lugar a um campo de batalha. O assunto, apesar de bem sério, é abordado de uma forma bem leve, com muito humor. É onde Orã se destaca: sem dúvida, é o personagem mais engraçado.

O mais interessante é quando mostra como esse comportamento agressivo das crianças e adolescentes pode vir da criação recebida em casa. Os próprios pais têm relações conturbadas, camufladas com os tantos afazeres do dia-a-dia. O casal Alan e Anete tem boas condições financeiras, mas o trabalho de ambos evita uma convivência mais calorosa entre eles e com o próprio filho. Já o casal Michel e Verônica forma uma família de classe média baixa e, mesmo tendo uma proximidade maior, esconde as frustrações por não alcançar um patamar social mais elevado.


Outro ponto que merece ser destacado é como as duas classes podem ser parecidas, mesmo com todas as diferenças. Afinal, gostos como arte, bebida, entre outras coisas, podem - e devem - ser compartilhados entre todos, sem preconceito algum.



A peça concorreu a dois prêmios Shell (Melhor Ator - Paulo Betti - e Melhor Diretor), mas, infelizmente, não levou nenhum.




Deus da Carnificina


Teatro Municipal de Niterói


01 à 03 de abril


Sex e sáb às 21h e dom às 20h . R$ 60,00

1 opinaram:

Parece ser muito boa essa peça... Vou ver se vejo! Essas premiações não me dizem nada...

Postar um comentário