Blah Cultural

Família do Blah

Busca

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pânico 4 (+++)

Dez anos após sobreviver a série de assassinatos em sua cidade, Sidney Prescott (Neve Campbell) volta a Woodsboro para o lançamento de seu livro de auto-ajuda. Inevitavelmente ela reencontra com Dewey (David Arquette) que tornou-se xerife local e sua esposa, a ex-jornalista, Gale (Courteney Cox), além de rever sua prima Jill (Emma Roberts) e sua tia Kate (Mary McDonnell). O problema é que o retorno de Sidney também ocasionou novos assassinatos brutais colocando a cidade toda em pânico novamente por causa do serial killer mascarado. Os crimes continuam Inspirados em filmes de terror, mas desta vez, as regras são baseadas em novos clichês.


“Pânico 4”, assim como os outros filmes da série, trouxe mortes baseadas em cinema. Os assassinatos não são tensos como eram no primeiro longa. Algumas mortes ganharam até um tom bem humorado arrancando várias gargalhadas do público. Talvez o motivo da mudança tenha sido o sucesso dos filmes “Todo mundo em Pânico”.


Além do humor negro, o longa trouxe ainda uma crítica a sociedade de espetáculo em que vivemos atualmente. Os sobreviventes do psicopata mascarado na década de 90 escreveram livros e viraram celebridades. Os estudantes cinéfilos registram seus encontros e festas em webcams jogando tudo na internet. Até o assassino entrou na era You Tube registrando as mortes em tempo real para o mundo todo assistir. Alem disso, entre um assassinato e outro “Pânico 4” ainda trouxe uma crítica a nova geração que está acostumada ao mundo digital e não tem mais por hábito a leitura de livros...


Defino “Pânico 4” como sangue, metalinguagem (no filme sempre estão fazendo um filme e falando sobre cinema) e uma crítica irônica a sociedade do espetáculo (exibicionismo virtual das pessoas). Para um público acostumado a “Jogos Mortais”, “Pânico 4” vai soar como algo trash ou puro humor negro... O filme é bom para se divertir, mas o gênero horror/suspense poderia ser abolido da classificação do longa.


Queimou o filme: Quem espera suspense, mortes bizarras vai se decepcionar ou rir como se estivesse vendo um programa infantil...


Bem na fita: A volta de Neve Campbell que estava afastada das telonas é um bom motivo para se ver o filme. Longa é interessante, faz algumas críticas sociais e bem divertido... Ah dá pra levar uns sustos por causa da sonoplastia!


Ficha Técnica

Título original: Scream 4

Gênero:Terror

Duração:1 hr 51 min

Ano de lançamento: 2011

Direção: Wes Craven Roteiro: Kevin Williamson

Produção: Wes Craven, Kevin Williamson e Iya Labunka

Música: Marco Beltrami

Fotografia: Peter Deming

Direção de arte: Gerald Sullivan

Figurino: Debra McGuire

2 opinaram:

Curti a crítica. Antes achava que seria puro besteirol como foi o 3, mas pelo que tenho lido, parece superior ao antecessor. Fiquei curioso. :)

Obrigada! Mas não vai esperando o filme da sua vida porque pode se decepcionar... RS

Postar um comentário