Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 12 de abril de 2011

Rio para inglês ver


Rio para inglês ver


A animação é o maior lançamento da história do Brasil, com exibição em mais de 900 salas



Antes de qualquer coisa, se você pensa em ver ‘Rio’, não espere fidelidade geográfica, biológica ou científica. O filme é uma experiência pura de entretenimento (com uma lição de moral no final) e várias licenças poéticas. Não pense que o objetivo ao dizer isso seja diminuir a animação, muito longe disso. A produção, assinada pelo já conhecido Carlos Saldanha (da franquia Era do Gelo), tem vários méritos que justificam (até) os altos preços das sessões 3D.


Ok, ok! Araras azuis são da Bahia, tem 4 dedos, a proximidade entre os pontos turísticos é exagerada (mais próximos do que a conexão Brasil/Marrocos em ‘O Clone’) e um aeroporto clandestino no Centro do Rio é uma viagem (daquelas)...mesmo assim o desenho vale a pena.


No enredo, Blu é uma arara azul domesticada que nunca aprendeu a voar. Na infância foi traficado e levado para os Estados Unidos. Ainda filhote, a arara é encontrada por Linda, sua dona e melhor amiga, em Minnesota. Blu e Linda pensam que ele é o último de sua espécie, mas quando ficam sabendo que há outra arara azul que vive no Rio de Janeiro, eles partem para a terra distante e exótica na expectativa de encontrar Jade, uma fêmea da espécie de Blu. Logo depois de sua chegada, Blu e Jade são sequestrados por um grupo de atrapalhados contrabandistas de animais. Com a ajuda da experiente Jade e de um grupo de debochados e faladores pássaros da cidade, Blu consegue escapar. Agora, com seus novos amigos a seu lado, Blu precisa descobrir a coragem para aprender a voar, enganar os sequestradores que continuam em seu encalço e voltar para Limelhor amiga que um pássaro já teve.

Em entrevista a revista Época, o diretor do filme, Carlos Saldanha, afirmou que o objetivo da animação era entreter e mostrar as belezas do Rio. Isso ele conseguiu. A fidelidade gráfica é impressionante. Outro ponto alto do filme foi a excelente utilização do 3D, coisa que a ‘toda poderosa’ Pixar deixou a desejar em Toy Story 3. As cenas aéreas do Cristo e da Sapucaí foram ótimas sacadas. A trilha sonora também tem seus méritos. O fato de não transformar o samba em rumba é um deles (lembra do desenho ‘Alô Amigos’,do Zé Carioca e Panchito?). Esse acerto veio acompanhado de um grande erro, a transformação de parte da narrativa em musical...É certo que eles se apoiaram em grandes nomes, como Sérgio Mendes, por exemplo, mas a idéia de musicais é algo que até a própria Disney, pioneira nesse formato de animação, tem evitado.


Rio é um filme divertido e bem dirigido. Tem uma mensagem bacana sobre tráfico de animais e só. O filme não pretende fazer questionamentos existencialistas ou sociais.


Uma curiosidade: o lançamento de ‘Rio’ fez com que a Pixar cancelasse uma de suas produções previstas para 2011. ‘Newt’, projeto assinado pelo diretor Gary Rydstrom Gary Rydstrom

(que já havia trabalhado em vários longas do estúdio) narraria o encontro de duas salamandras azuis em risco de extinção. A idéia foi abandonada após a divulgação da data de lançamento de ‘Rio’ e pelo conceito similar entre as duas animações. Esse tipo de situação é muito comum. As gigantes do mercado, Pixar e Dreamworks já tiveram vários projetos similares. Normalmente, leva a melhor quem lança primeiro. Exemplo disso, Vida de Inseto e Formiguinhaz; Monstros S.A e Shrek; Procurando Nemo e o Espanta Tubarões; Madagascar e Selvagem entre vários outros.

2 opinaram:

Amei o texto!

Será que rola espionagem entre Pixar e Dreamworks?

Em relação a animação Rio não esperava nada diferente disso. O objetivo deve ser atrair turistas para o Rio por causa das olimpíadas e copa do mundo. Mostrar ao mundo como é uma cidade bela...Bom, pelo menos falou do problema do tráfico animal né? Isso já deve ter valido a pena... Uma bonita tentativa de conscientizar o grande público a não comprar aves ilegalmente... queria que funcionasse, mas... não creio que isso vá ocorrer! Infelizmente...

É lindo o filme, a mensagem é bem bacana mesmo. E é engraçado, vale a pena assistir.

Postar um comentário