Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

GIGANTE (+++)


Fui esses dias ao cinema sem maiores pretensões. Tirei meio que no uni-du-ni-tê qual seria o filme a assistir. Pois bem, saiu Gigante (Gigante), uma co-produção entre Argentina, Alemanha, Espanha e Uruguai (quanta gente, quanta alegria!).

Gigante conta a história de Jara (Horacio Camandule) que, como diz o nome, é bem grandinho. Ele trabalha como segurança em um supermercado e, nos fins de semana, faz um bico em uma boate da região. O rapaz se apaixona por Julia (Leonor Svarcas), uma colega de trabalho, mas sua timidez não lhe permite se aproximar dela. Então, decide seguí-la para tentar criar coragem de se declarar.

É exatamente esta "perseguição" que gera os melhores momentos da obra de Adrián Biniez ou, na verdade, os mais angustiantes. Dá uma sensação de impotência não podermos agir enquanto o moço grande mantém-se estático. Exemplo desse misto de cômico-angústia é a cena em que ela aparece na mesma boate em que ele trabalha. Jara entra em pânico e se esconde.

Os atores também chamam a atenção. Suas atuações são muito convincentes e os rostos possuem traços marcantes, o que considero bem peculiar das produções latino-americanas.

O grande problema do filme é que ele não chega a engrenar. Parece sempre andar na mesma marcha. O ritmo é em passos delimitados, não possui oscilações, e as emoções acabam ficando soturnas. É bonitinho, engraçadinho, divertidinho... é bem inho... esse é o mal.

Logo que a sessão terminou, uma senhora se dirige a mim falando: "Que filme ruim!". Eu apenas balancei com a cabeça, sem saber se discordava ou não. Acho até que ela exagerou, mas talvez o diretor tenha errado um pouco a mão mesmo. Faltou dizer se se tratava de um romance ou de um drama.

SENTE E RELAXE:

- Atuações bem convicentes.
- Momentos tragicômicos.


SE PUDER, CORRA:

- Drama ou romance?
- Não troca a marcha.


FICHA TÉCNICA:

NOME: Gigante (Gigante).

ELENCO: Horacio Camandule (Jara); Leonor Svarcas (Julia); Fernando Alonso (Julio); Diego Artucio (Omar); Ariel Caldarelli (Chefe de Jara); Fabiana Charlo (Mariela); Andrés Gallo (Fidel)..

DIREÇÃO: Adrián Biniez.

ROTEIRO: Adrián Biniez.

0 opinaram:

Postar um comentário