Blah Cultural

Família do Blah

Busca

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

UMA PROVA DE AMOR (+++++)

Com a morte do ator Patrick Swayze essa semana, volta à tona o assunto eutanásia. Não, Swayze não sofreu uma, mas o que entra em discussão é se o doente tem ou não direito sobre a própria vida. Vale à pena sofrer tanto sabendo que a luta será em vão? Quando foi diagnosticado o câncer de pâncreas, o ator anunciou que não se submeteria a tratamentos experimentais, pois sofrera uma metástase e o tempo de vida dele seria curto. Ele afirmou que queria apenas aproveitar esses poucos momentos que restavam.

Uma prova de amor, embora discretamente, refere-se ao assunto. Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) descobrem que Kate (Sofia Vassilieva), sua filha, tem leucemia e lhe resta pouco tempo de vida. O médico sugere aos pais um procedimento ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate. Disposto a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Anna (Abigail Breslin), logo ao nascer, doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Ao atingir onze anos, ela precisa doar um rim para a irmã. Cansada dos procedimentos médicos aos quais é submetida, ela decide enfrentar os pais e lutar na justiça por emancipação médica, ou seja, que tenha direito a decidir o que fazer com o próprio corpo. Para defendê-la, contrata o advogado Campbell Alexander (Alec Baldwin).

Olha, vou dizer uma coisa pra vocês: chorei muito! É um filme extremamente triste, mas belíssimo. Que delicadeza do diretor Nick Cassavetes para um assunto tão pesado. O roteiro adaptado de livro de Jodi Picoult é original e muito bem escrito. Palmas também para Cameron Diaz que está surpreendentemente brilhante. Jason Patric, Sofia Vassilieva e Evan Ellingson igualmente estupendos. E, claro, não poderia deixar de falar da fofíssima e, mais uma vez excelente, Abigail Breslin que, para quem não se lembra, foi a Olive de Pequena Miss Sunshine (como eu tenho vontade de apertar essa menina! Que fofura!).

Para mim, já é, ao menos, o melhor drama que assisti esse ano. O que reclamar do filme então? Até o final foi, de certa forma, inesperado, fugindo completamente dos clichês de hoje em dia. Mas tenho uma coisa a reclamar: borrei minha maquiagem toda...

SENTE E RELAXE:

- Roteiro muito bem escrito.
- Excelentes atuações.
- Direção extremamente delicada.
- A Abigail Breslin é muito fofa!


SE PUDER, CORRA:

- Ah, é bem triste.
- Borrei a maquiagem.


FICHA TÉCNICA:

NOME: Uma prova de amor (My Sister's Keeper).

ELENCO: Cameron Diaz (Sara Fitzgerald); Jason Patric (Brian Fitzgerald), Sofia Vassilieva (Kate Fitzgerald); Evan Ellingson (Jesse Fitzgerald); Abigail Breslin (Andromeda "Anna" Fitzgerald); Heather Wahlquist (Tia Kelly).

DIREÇÃO: Nick Cassavetes.

ROTEIRO: Jeremy Leven e Nick Cassavetes.

1 opinaram:

Acho que ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém e sempre há uma esperança. Porque Deus pode fazer o impossível. O filme deve ser bem interessante e eu assistirei :0

Postar um comentário