Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

AVATAR (++++)


Dizem que quando um filme faz uma campanha promocional enorme antes da estreia, é sinal de que alguma coisa não cheira bem. Não, cabeça! Não tô falando de rolo de filme queimado ou outras das diversas opções de piadas para mau odor. Não é isso! É que, usualmente, quando a obra é boa, ela mesmo "se faz".

Mas não é bem o caso dos nossos amiguinhos do "Avatar". Mesmo com tamanha mídia em cima (como sempre) de Cameron (vide o anterior "Titanic"), o diretor novamente consegue fundir as duas frentes: um cinema bem-feito (refiro-me à qualidade dos efeitos especiais), que atraia público, e também uma história bem contada. Ok, Ok, chatos de plantão! Muitos dizem que o roteiro foi plagiado do livro Universo Noon, dos autores Arkady e Boris Strugatsky, ou de uma animação chamada Delgo, lançada em meados de 2008. Mas como, até então, nada foi provado, Avatar é sim um passatempo bem bacana e digno de alguns Oscars.

Veja bem... não estou falando que é um trabalho esplendoroso e que, seguramente, vai levar o prêmio de melhor do ano. Nem acho que ele mereça a honra. Bom, aí também depende do que será lançado ainda este ano, né? Mas James Cameron é, definitivamente, um grande diretor e fazedor de dinheiro. Basta colocar um projeto na mão do cara que é batata: Sucesso na certa.

Pra quem não sabe da trama, vamos à ela: Jake Sully (Sam Worthington) é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Ele viaja a Pandora, lar dos Na'Vi. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.

Enfim.... ouvi também uma crítica do Vaticano de que o filme não emociona. Olha... não cabe aqui uma discussão religiosa, mas é meio difícil não se comover com o drama de Neytiri quando o seu planeta começa a ser devastado. É de encher os olhos.

E cá pra nós, um filme candidato a 8 Oscars não deve ser ruim (embora a premiação não tenha tanta credibilidade entre os críticos).

Ah, quer saber? Vá já pras salas de cinema assistir.


SENTE E RELAXE:

- Efeitos especiais espetaculares.
- Muita ação e emoção.


SE PUDER, CORRA:

- Previsível.
- Longo demais talvez.

FICHA TÉCNICA:

NOME: Avatar (Avatar).

ELENCO: Sam Worthington (Jake Sully); Zoe Saldana (Neytiri); Michelle Rodriguez (Trudy Chacon); Sigourney Weaver (Dra. Grace Augustine); Giovanni Ribisi (Selfridge); CCH Pounder (Moha); Stephen Lang (Coronel Quaritch); Joel Moore (Norm Spellman); Laz Alonso (Tsu'Tey); Dileep Rao (Dr. Max Patel); Peter Mensah (Akwey); Matt Gerald (Lyle Wainfleet).

DIREÇÃO: James Cameron.

ROTEIRO: James Cameron.

0 opinaram:

Postar um comentário