Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sexta-feira, 5 de março de 2010

Locadoras podem boicotar filme de Lula

A rede 100% Vídeo anunciou que não vai comprar cópias de "Lula, o filho do Brasil". Segundo a locadora, mesmo inocentemente, o presidente teria incentivado a pirataria. Mas ela não será a única a realizar o boicote. Nesta quinta-feira (4), o Sindicado das Empresas Videolocadoras (Sindemvideo) soltou um comunicado solicitando que as locadoras não adquirissem nenhuma cópia do DVD.

Agora, qual o motivo para a acusação? É que, em 2005, o presidente assistiu a "2 filhos de Francisco" em sessão pirata a bordo do avião presidencial. No início do ano, chegou a pedir uma cópia pirata para o diretor do seu próprio filme, Fábio Barreto, em tom de piada.

O presidente da ABV afirma que as videolocadoras são um poderoso segmento da economia nacional, atuam como difusores da cultura, sobretudo nas cidades em que não há cinema, além de promoverem a inclusão social.

A cinebiografia Lula, o filho do Brasil não fez o sucesso esperado no cinema, com isso, seria a hora de estourar na home vídeo.

Produtor de Lula, o filho do Brasil, Luiz Carlos Barreto considera a iniciativa infantil. Ele acredita que a brincadeira partiu da figura privada do presidente e lembra também que o governo petista tem comissões de combate à pirataria. Ainda assim, Barreto não pretende intervir junto ao Sindemvideo, preferindo deixar que a distribuidora se envolva com a questão.

Abaixo, o comunicado do SINDEMVIDEO:

"São Paulo, 03 de março de 2010.

SIN 0232010

Prezado Associado e Proprietário de Videolocadora,

O SINDEMVIDEO através deste comunicado vem reiterar sua posição referente ao filme “Lula o Filho do Brasil”, para que as videolocadoras NÃO adquiram este produto visto que o protagonista, na vida real, mesmo que sem perceber a gravidade de suas palavras acabou incentivando o consumo de produtos falsificados (piratas).

Esta postura para não aquisicão deste produto deveria ser seguida em todo o territorio nacional. Então solicitamos a todos os Proprietários de videolocadora que tiverem acesso a este comunicado a gentileza de divulgar esta informação para o maior numero possível.

Acreditamos que se houver um comprometimento das locadoras em aderirem a esta decisão vamos conseguir uma união solida e jamais vista em nosso mercado, provando a todos que somos empresarios e temos que ser respeitados.


SINDEMVIDEO

Em fevereiro já circulava um e-mail entre as locadoras, que protestava contra as ações do presidente.

"No ano de 2005 sofremos um avanço na Pirataria de mais de 1000% em sua comercialização. Neste mesmo ano o nosso Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista coletiva, comentou que havia assistido em seu luxuoso avião o filme 2 filhos de Francisco, e que havia gostado bastante, lembrando que não havia sido lançado em DVD pela distribuidora, o que causou espanto e descrença, pois, a maior autoridade do país neste momento declarou ter assistido filme pirata.

Os cantores protagonistas da história haviam planejado um evento onde o nosso Presidente seria presenteado com o Filme ORIGINAL, que acabou não acontecendo. Na época nosso Presidente em entrevista coletiva pediu desculpas dizendo inclusive que iria punir os responsáveis por tal acontecimento, porém nada aconteceu, nada foi feito e ninguém foi punido e até acreditamos que o Presidente não foi mais informado sobre o acontecido.

Moral desta história, o Presidente mostrou a todo o seu eleitorado e a população brasileira que não há punição para os consumidores de DVD ILEGAL. Então concluímos que pirata é legal?

Foi a partir deste momento e até os dias atuais que o movimento das Videolocadoras do Brasil chegou a cair até 60%, sendo que mais de 30% do mercado fechou e houve um grande número de desemprego no nosso setor, enquanto a comercialização de DVDs ilegais (piratas) subiu mais de 3000%.

Em 2009 foi produzido o filme Lula, o filho do Brasil, que conta sua biografia até seu auge como SINDICALISTA, este filme foi exibido em dezembro somente para as autoridades, convidados e imprensa e seria lançado a partir de janeiro nos cinemas. No final de uma destas exibições para as autoridades convidadas em entrevista à imprensa foi perguntado ao Lula o que ele achou?
Chorou, a exemplo de outros companheiros.

Convidado pela coluna de um jornal para dar sua opinião preferiu não comentar. "Vou deixar a poeira baixar". Em seguida, pediu a Fábio Barreto – diretor do Filme, uma cópia pra rever no seu trajeto até Lisboa.

- Não fizemos para evitar a Pirataria, disse o Diretor, mas vou providenciar, prometeu.

LULA NÃO RESISTIU: - UÉ, ESTE FILME NÃO VAI TER CÓPIA PIRATA?

Sabemos que ele estava brincando, porém todos ouviram e leram.

Como podemos acreditar na seriedade para uma moralização no nosso mercado após uma declaração como esta do nosso Presidente, há uma conduta ética regulamentada para o funcionamento de uma videolocadora, porem, este filme já foi pirateado e esta sendo vendido em todos OS ambulantes do Brasil. Nosso Presidente pode nos ajudar mostrando a população que não deve cometer tal crime pois, "É crime como prevê nossa Constituição".

Lembramos que o mercado de vídeo é gerador de empregos, pagador de impostos e é responsável pela maior parte dos recursos gerado para o cinema nacional, pois, caso vocês não saibam existe imposto específico pago para ANCINE – AGENCIA NACIONAL DO CINEMA, órgão governamental captador de recursos, responsável pelo recolhimento de impostos cobrados com a venda dos DVD's para todo o mercado nacional, este sim Original.

Vivemos em um país democratizado onde o direito é igual para todos, então pergunto: Mesmo existindo LEI as pessoas que comercializam produtos ilegais (pirata), não são punidos de forma nenhuma?
Então acredito que tal comercialização deveria ser permitida para todos, pois, enquanto o comércio ilegal não arrecada impostos tão pouco emprega o comercio legalmente estabelecido aumentaria seu faturamento e conseqüentemente recolhendo seus impostos e empregando funcionários.

Quero ressaltar que as palavras acima não representam o meu pensamento, pois, prezo pela moral, ética e profissionalismo do nosso mercado. Porém, quero lembrar que tal moralidade não esta sendo cumprida.

Gostaria de lembrar que em todo o território nacional existem Sindicatos e Associações específicas de nossa categoria, com raríssima exceção não há o respeito devido, reconhecimento, comprometimento das autoridades brasileiras, tão pouco das empresas ligadas ao mercado.

Para OS donos de VIDEOLOCADORA se você quer que seu comércio continue e volte a crescer temos que começar a tomar ATITUDES, pois, somos uma Grande categoria em nosso país e nossa união nos dará força para poder exigir nossos direitos.

Sugiro a todos como primeira providência, não um boicote às distribuidoras, não um boicote de filmes, mas sim a não aquisição do filme "LULA FILHO DO BRASIL", para que possamos provar a nossa força, e nossa indignação à pirataria desenfreada em todo o território nacional, onde nossas autoridades classificam este crime, “como não prioridade”.

Talvez seja a nossa última chance de conseguirmos unir a categoria e mostrar sua importância e grandeza, exigindo de todos o respeito devido.

Chegou a hora!

SINDEMVIDEO"

0 opinaram:

Postar um comentário