Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quarta-feira, 12 de maio de 2010

63° Festival de Cannes


Daqui a pouco lá na França começa o 63º Festival de Cannes. A Palma de Ouro é um dos mais importantes prêmios do cinema mundial. O Brasil tem chance de conquistá-la somente na categoria Curtas com o filme "Estação" dirigido por Marcia Faria. Mas não pensem vocês que para por aí! Apesar de não concorrer a premiações, o trabalho de outros cineastas brasileiros também ganharão visibilidade em Cannes. Abaixo as produções nacionais que serão exibidas nas mostras do festival.

Curtas (disputa por Palma de Ouro)

"Estação" - Marcia Faria

Sinopse
Ines é uma jovem de 21 anos que deseja se tornar atriz. Para tentar realizar esse sonho, ela decide deixar Brasília e se mudar para São Paulo. Sem lugar para ficar, ela acaba morando no Terminal Rodoviário Tietê que é o segundo maior do mundo.

Sessões especiais (fora de competição)

"5 X favela, por nós mesmos" - supervisionado por Cacá Diegues

Sinopse
"FONTE DE RENDIMENTOS "
Realizadores: Manaíra Carneiro e Wagner Novais
Um jovem realiza o seu sonho de ingressar na Faculdade de Direito, mas não tem dinheiro para pagar os livros nem os seus deslocamentos. Sucumbe à tentação de vender droga aos seus colegas para financiar os seus estudos.

"ARROZ E FEIJÃO "
Realizadores: Rodrigo Felha e Cacau Amaral
Wesley ouve seu pai queixar-se contra a monotonia do menu familiar, constituído sistematicamente de arroz e feijão preto. Com o seu amigo Orelha, o garoto tenta arranjar dinheiro para comprar um frango.

"CONCERTO PARA VIOLINO"
Realizador: Luciano Vidigal
Quando eram crianças, Márcia, Jota e Ademir juraram amizade eterna. Hoje, adultos, Jota é traficante de droga e Ademir faz parte da polícia. A confrontação entre os dois homens poderia impedir Márcia, música, de realizar o seu sonho de vir a ser violonista.

"DEIXA VOAR "
Realizador: Cadu Barcelos
Flávio deixa voar o papagaio do seu amigo até uma favela inimiga, controlada por uma banda rival. Apesar do perigo que isso representa, ele decide ir buscar o papagaio nessa zona proibida.

"ACENDE A LUZ "
Realizadora: Luciana Bezerra
Na véspera de Natal, a favela fica três dias sem corrente. Os técnicos enviados pela companhia de electricidade não conseguem reparar a avaria. Os habitantes raptam um dos técnicos e juram que não o libertarão antes que a luz volte.

Mostra Un certain regard

"O Estranho caso de Angélica "

O filme é do diretor português Manoel de Oliveira e co-produção brasileira

Sinopse
Uma noite, Isaac, jovem fotógrafo, hóspede da pensão de Dona Rosa na Régua, é chamado de urgência por uma família rica para tirar o último retrato da filha da mesma, Angélica, uma jovem que morreu logo após o casamento. Na casa em luto, Isaac descobre Angélica e fica siderado pela sua beleza. Quando coloca o olho na objectiva da sua máquina fotográfica, a jovem parece retomar vida, apenas para ele. Isaac fica instantaneamente apaixonado por ela. A partir daí, Angélica atormentá-lo-á noite e dia, até ao esgotamento.

Mostra Quinzena dos Patrocinadores (evento paralelo entre os dias 13 e 23 de maio)

"Alegria"

Sinopse

O filme de Felipe Bragança e Marina Meliande mostra um verão muito quente e decisivo na vida de Luiza, uma menina de 16 anos que mora no bairro do Catete, no Rio. Depois de receber a missão de cuidar de seu primo João, atingido por um tiro no pé na Baixada Fluminense, ela se vê às voltas com um novo amor e as utopias de seus amigos, decidindo fazer da alegria um lema de vida. Entre os temas abordados pelo filme, estão a cultura dos blogs, a relação dos jovens de hoje com os movimentos políticos e a prática da alegria e do prazer como reação à nostalgia.

Semana da Crítica (evento paralelo que acontece de 13 a 21 de maio)

"A distração de Ivan"

Sinopse
O curta de Cavi Borges e Gustavo Melo conta de forma lírica a história de Ivan, um menino de 11 anos que vive com a avó no subúrbio do Rio de Janeiro e amadurece em meio ao cotidiano de brincadeiras e brigas com os amigos.

Cinefoundation

"Las horas, los minutos"

Apesar da diretora Janaína Marques Ribeiro ser cearense, o filme representa Cuba nesta mostra paralela pelo fato de ter sido desenvolvido numa escola de cinema do país caribenho.

Sinopse
Em plena faculdade Antônio (Gregório Duvivier) é procurado por sua namorada (Erika Mader), que lhe avisa que pretende fugir de casa e recomeçar a vida em outro local. Ele tenta convencê-la do contrário, sem sucesso. Os dois concordam em passar a próxima hora juntos, relembrando momentos do passado e imaginando o futuro.


Fontes:
http://www.festival-cannes.com/pt.html

http://cinema.uol.com.br/
http://cinema.terra.com.br/cannes/2010/noticias/0,,OI4420098-EI15514,00.html
Jornal O Globo - Segundo Caderno



0 opinaram:

Postar um comentário