Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 23 de novembro de 2010

2019 - O Ano da Extinção (+++++)

Você deve estar se perguntando: Que isso? Outra previsão? Mas não era 2012? Não, não! Nada disso. "2019 - O Ano da Extinção" não tem nada a ver com isso. Trata-se de uma história que é mais ou menos assim: Em 2009, um vírus se espalhou pelo planeta transformando as pessoas contaminadas em vampiros (Uau!). Só que a narrativa se passa em 2019, portanto, 10 anos após a proliferação da praga. Como quase todo mundo se transforma em 'Nosferatu', a raça humana, praticamente, inexiste. Os que sobraram, tentam se proteger, e os que não foram mortos, são caçados e aprisionados numa espécie de fonte de alimento. Só que como restam poucos, a 'raçãozinha' dos vampiros está acabando. Toda a esperança deles está em Edward Dalton (Ethan Hawke), o cientista/hematologista que busca um substituto para o sangue. Só que a raça humana também apela pra ele, já que Edward é um vampiro 'bonzinho', digamos assim. Ele não bebe sangue humano (o que o deteriorá futuramente, caso essa prática se mantenha). Pior que é tudo muito bem explicadinho e não tem pergunta sem resposta.

Quando Edward ajuda um grupo de humanos a fugir de criaturas sedentas por sangue é que começa, de verdade, o grande barato dessa produção. É quando entra em cena, nada mais, nada menos do que William Dafoe, o cara. Ele é um ex-vampiro (cumé que é?) que encontrou a cura para a transformação em humano novamente. Alguns dos melhores momentos do filme são com a fantástica participação desse ator de primeira, mas não tão reconhecido pela grande massa de iletrados. Dafoe (o cara) pronuncia frases estupendas como (e essa vai pro Cadu!!!): "este lugar é tão seguro quanto transar com uma prostituta de 5 dólares", ou "quando o sol bateu em mim, foi como se um relâmpago perfurasse o meu coração", ou ainda, quando perguntado quem é ele, o malandro se sai com a resposta "eu sou o cara com as bestas!". Impagável! Impecável! William Dafoe é a cara dessa obra-prima.

Mas a verdade é que "2019..." não se resume a apenas um astro. Sam Neill também aparece muito bem como o chefão dos vampiros e pai impiedoso (assista e vai entender o porquê). E, além do mais, apesar de ser um longa com todo o jeitão B, ele conta com belas maquiagens e efeitos especiais. Nem de longe é mal-feito.

Com uma história onde sangue é bebido em taças e vendido em lanchonetes como refrigerante ou processados em garrafas encontradas como se fosse vinho em supermercados, e onde humanos são esperados numa estação de trem para desembarcarem e serem atacados por vampiros como se fossem gado, vocês não podem perder esse clássico lançado apenas em locadora (uma pena). Crepúsculo? Eca! Michael Spierig e Peter Spierig mostram como se faz um verdadeiro filmaço do dentuços.

BEM DEMAIS NA FITA:

- William Dafoe, o cara
- Frases estupendas como "este lugar é tão seguro quanto transar com uma prostituta de 5 dólares"
- Ethan Hawke vai bem
- Sam Neill também vai bem
- Efeitos especiais e maquiagens de primeira
- História? Fabulosa!
- William Dafoe, o cara (de novo?)

QUEIMOU O FILME:

- Não ser lançado no cinema?
- Só tem uma cópia na sua locadora?
- Ainda não estamos em 2019???

FICHA TÉCNICA:

NOME: 2019 - O Ano da Extinção (Daybreakers).

ELENCO: Willem Dafoe, Isabel Lucas, Ethan Hawke, Sam Neill, Claudia Karvan, Jay Laga’aia, Vince Colosimo, Christopher Kirby, Emma Randall, Michelle Atkinson, Michael Dorman, Mungo McKay, Robyn Moore.

DIREÇÃO: Michael Spierig e Peter Spierig.

ROTEIRO: Michael Spierig e Peter Spierig.


2 opinaram:

Adoro filmes de vampiros por isso nunca vi Crepúsculo e companhia... Esse sim deve ser foda... Vc me convenceu a assistir! Tenho certeza que vou adorar. Amei as metáforas!!!

Porra, na moral, tirando a frase da prostituta e pelo q vi no trailer...achei meio caído. Mas, vou ver só pq vc falou q é bom. Se bem q vc tbm dizia q o time do Botafogo era bom...hum, tô na dúvida...hehehe

Postar um comentário