Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sábado, 13 de novembro de 2010

IV Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe


Uma viagem ao Senegal, mais especificamente a Dakar, por apenas R$ 2 reais. Exatamente assim que me senti ao assistir uma das mostras do IV Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe . A sessão na qual estive presente foi inteiramente dedicada a esse país. Foram dois médias produzidos no Senegal que contaram de formas totalmente diferentes a realidade daquela população.


A primeira produção foi um documentário chamado "Le Monologue de la muette" ( O monólogo da muda). O título parece engraçado à primeira vista, mas foi muito bem escolhido e digno da qualidade e profundidade do filme. O cotidiano de uma doméstica que trabalha em Dakar é mostrado no média. Suas visões de mundo, suas expectativas de vida e as humilhações pelas quais é obrigada a passar calada é o foco dessa produção. O filme retrata as desigualdades sociais e a forma desumana com que os mais abastados tratam as empregadas. O documentário é como um grito de fúria, um desabafo de quem não tem quem queira o ouvir...


"Un transport en commun" foi o segundo média exibido na sessão. O filme conta de forma leve e interessante uma viagem de Dakar a cidade vizinha de Saint Louis. No mesmo táxi, sete desconhecidos interagem contando suas histórias. Pode parecer um filme banal ou até mesmo um documentário contando assim, mas a grande sacada é que a história praticamente toda se passa dentro de um engarrafamento e as histórias e as relações entre os passageiros são sempre mostradas em forma de musical. Confesso que me surpreendeu e também dei boas risadas do início ao fim.


Além das mostras de filmes caribenhos, africanos e brasileiros, é possível também participar de seminários gratuitos no Odeon, Oi Futuro, Centro Cultural da Justiça entre outros. O evento vai até amanhã dia 14/11.


Vale a pena conferir!




0 opinaram:

Postar um comentário