Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1

É o começo do fim. Quem é fã da série Harry Potter sabe muito bem que este é o último livro. Com o lançamento do filme, é óbvio que isto também vai acontecer com a carreira do bruxo no cinema. O lado bom é que esta é apenas a primeira parte.

A decisão de dividir o filme em duas partes - embora seja claramente uma forma de ganhar mais dinheiro com a série - é muito acertada. Harry Potter e as relíquias da morte é um livro que claramente tem esta divisão: a procura pelas tais relíquias e a batalha final. E basicamente é assim que o diretor David Yates faz. Por isso, o filme é bastante parecido com o livro.

Harry Potter e as relíquias da morte mostra a saga do bruxo na busca pelas horcruxes, objetos mágicos que contem pedaços da alma de seu inimigo mortal, lorde Voldemort (Ralph Fiennes). Enquanto isso, o mundo da magia está sendo dominado pelos comensais da morte. Harry, Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) correm contra o tempo, sob ameaça de morte, para salvar o mundo.



São muitas as cenas de ação e todas elas bastante intensas. Você passa grande parte do tempo tenso na poltrona do cinema. Nestes momentos a gente acaba se perguntando se o filme realmente continua sendo para crianças. A resposta é: claro que não. Assim como os livros. No entanto, essas cenas de ação apresentam um problema. As imagens são muito rápidas. Tão rápidas que fica difícil até entender o que está acontecendo em alguns momentos. Nem a geração acostumada com o estilo de filmagem "câmera na mão no meio da correria" consegue acompanhar.

Harry é o protagonista do livro, mas no filme, ele divide a importância com um outro personagem: Hermione Granger. Desde sua primeira aparição, a menina brilha na tela. Todas as cenas importantes, todos os feitiços e planos dos amigos tem o dedo dela. Hermione é, inclusive, o elo emocional entre Harry e todos no filme. Isto é muito legal, pois Emma Watson pode mostrar a que veio.

Harry Potter e as relíquias da morte é um dos melhores filmes da série. Mas ao mesmo tempo que os fãs saem felizes do cinema, também há algo de triste nisso tudo. Afinal, a partir de julho do ano que vem não teremos mais novos filmes do bruxo na tela grande. Nem nas livrarias (pelo menos foi o que a autora, J.K. Rowling, prometeu e tem cumprido até agora). Mas o mérito da série nunca será esquecido: livros de mais de 500 páginas que fizeram crianças largar a internet e o videogame para adquirir o antigo hábito de ler.

Para deixar aquele sabor de quero mais, segue o trailer completo das duas últimas partes. Ele apresenta mais cenas da segunda do que da primeira.



BEM NA FITA:

- Busca pelas horcruxes;
- Feitiços o tempo todo;
- Tensão e ação;
- Briga entre Harry e Rony;
- Hermione Granger.

QUEIMOU O FILME:

- Edição de imagens muito rápidas.

FICHA TÉCNICA:

NOME: Harry Potter e as relíquias da morte - Parte 1 (Harry Potter and the Deathly Hallows - Part one).

ELENCO: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Ralph Fiennes, Bonnie Wright, Helena Bonhan Carter, Alan Rickman.

DIREÇÃO: David Yates.

ROTEIRO: Steve Kloves e J.K. Rowling (livro).

1 opinaram:

Eu também vi o filme e concordo com a crítica. Inclusive nas partes em que ele é corrido e que não é filme pra criança.

Mas é incrível como essa aventura cativa os baixinhos. Problema pros pais que se veem obrigados a levá-los, né? Hehehehe! Tinha uma do meu lado que com certeza não chegava aos 9... Mas, quando eu tinha a idade dela, iria ficar com muito medo dos comensais da morte.... hehehhe

Enfim... órfãos ficaremos, mas ficamos já de produções até melhores como Senhor dos Anéis (e cai uma lágrima do meu olho agora... Rs!).

Confesso que não era tão fã da série, mas após assistir aos vampiros de Crespúsculo e Percy Jackson, comecei a achar os garotos de J.K. Rowling geniais.... Heheeh!

Beijos, Vanesca. Boa resenha!

Postar um comentário