A Sony anunciou um prejuízo líquido no trimestre encerrado no fim de setembro e prevê perdas de mais de US$ 1 bilhão no ano fiscal. Tudo por causa do iene forte, que reduz as vendas fora do Japão, deixando a divisão de aparelhos de TV em dificuldades.
A empresa japonesa perdeu de 27 bilhões de ienes (US$ 345 milhões - quase R$ 600 milhões) no segundo trimestre fiscal, comparado ao lucro de 31,1 bilhões de ienes do mesmo período do ano passado. A receita caiu 9,1%, para 1,5 trilhão de ienes.
O conglomerado japonês de entretenimento e eletrônicos afirmou que agora estima prejuízo líquido de 90 bilhões de ienes – cerca de US$ 1,15 bilhão nas atuais taxas de câmbio – sobre vendas de 6,5 trilhões de ienes, comparado com sua previsão de julho, de um lucro líquido de 60 bilhões de ienes sobre vendas de 7,2 trilhões de ienes. As previsões baseiam-se na estimativa de uma taxa de câmbio de 75 ienes para o dólar e 105 ienes para o euro.
A divisão de televisão da Sony tem sido o grande problema da empresa por aproximadamente uma década. A companhia entrou atrasada no mercado de telas de TV de cristal líquido, fazendo com que aquela que já foi líder no mercado de TV ficasse atrás das atuais líderes Samsung e LG.
Mais recentemente, a indústria de televisores ficou sob nova pressão, uma vez que os fabricantes lutam para manter as margens de lucro durante uma desaceleração da demanda nos EUA, Japão e Europa. A divisão de TV da Sony espera perder dinheiro novamente no atual ano fiscal até março, que pode marcar o oitavo ano no vermelho.
Outro entrave para a empresa tem sido a valorização do iene, especialmente sobre o euro. A Sony tem compensado a alta do iene sobre o dólar adquirindo peças na moeda norte-americana, mas enfrenta em dificuldades em compensar as vendas europeias com a mesma estratégia.
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