Blah Cultural

Família do Blah

Busca

domingo, 17 de outubro de 2010

5x Favela




 5 x Favelas é uma produção Brasileira dirigida por Cacau Amaral, Luciana Bezerra e outros. É fruto de um trabalho coletivo de mais de duas centenas de moradores de favelas do Rio. O roteiro foi escrito por oficinas em comunidades carentes e sem apelação ou pieguice, fala da divisão social que é estabelecida, muitas vezes entre facções rivais, além da trivial pobre x rico. O filme foi dividido em cinco esquetes, sendo a primeira batizada de fonte de renda, onde um morador da favela consegue ir para uma faculdade de direito, mas encontra dificuldades para permanecer nela. Mesmo contrariado, ele passa a fornecer drogas para os colegas, na tentativa de continuar estudando.
 Arroz com feijão é a mais bem elaborada e engraçada e arrancou gargalhadas de todo mundo. Tendo dois meninos ótimos contracenando, eles vão em busca de um cardápio diferente no dia do aniversário do pai do Wesley. Com a baixa renda, a comida foi reduzida para arroz e feijão somente e ele tem a idéia de mudar e comprar uma galinha para o jantar. São várias tentativas frustradas e numa delas eles são assaltados por um grupo de playboys. Completamente paradoxal, não é mesmo?
 Concerto para violino é o tipo mais neutro e fraco. Três crianças juram amizade eterna, mas se vêem obrigados a seguir rumos distintos. Um deles vai embora com a família e torna-se policial. Uma tenta realizar o sonho de ser violinista e o terceiro vira bandido. Os três se reencontram durante um confronto, onde Jota, o bandido, esta ameaço de morte pelos policiais. Na tentativa de proteger os amigos, Ademir faz uma escolha que não agradou muito o público que estava assistindo na mesma sessão que eu.
Deixa voar mostra a rivalidade entre duas comunidades separadas por uma pequena ponte. Enquanto solta pipa, Flávio deixa “voar” a de um amigo e é obrigado a ir buscar na favela vizinha. Com receio ele cumpre a ordem, é ameaçado, mas descobre que não há diferença alguma entre as pessoas da sua comunidade e a vizinha. Nesse há um leve clima de romance entre ele e amiguinha Carol, que faz parte da antes comunidade “rival”.
 Acende a luz também é cômica e fechou muito bem o filme. É véspera de natal e os moradores se desesperam com a falta de luz. Como os técnicos não conseguiram resolver o problema e fugiram, eles rendem um e o obriga a permanecer lá até que a luz volte. Sem saída, ele improvisa e consegue fornecer a luz de volta a comunidade. Satisfeitos, os moradores o integram, dividindo uma feliz noite de natal com ele.

0 opinaram:

Postar um comentário