Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sábado, 16 de outubro de 2010

Show do Green Day no Rio (+++++)

Imagine uma banda que você esperou por anos e anos a fio vir ao Brasil para uma turnê. Uma banda que iniciou com um punk "brincalhão", digamos assim, e hoje faz belíssimas músicas com temática política e completamente crítica. Uma banda que amadureceu tanto nas letras quanto musicalmente. Uma banda hoje reverenciada em todo o mundo e que até musical na Broadway ganhou. O que você esperaria de um show desses? E se essa mesma banda retribuísse essa expectativa da melhor forma possível? Qual seria a sua reação? Pois foi exatamente isso que senti ao sair do show do Green Day.


Ansioso há pelo menos uns 10 anos pra assistir a apresentação do conjunto na nossa terrinha, fui empolgado a caminho do HSBC Arena. E olha que é longe. Mas valeu cada centavo e cada quilômetro rodado.

Billy Joe em noite inspiradíssima beijou fã na boca, mostrou a bunda, cantou deitado no palco, reverenciou os fãs se ajoelhando perante a gente e - pasmem! - presenteou um alucinado jovem com a própria guitarra!!! É isso mesmo!!! Eu juro! Na hora pensei: - Isso é muito punk! Pensei em revoluções sociais, em anarquia! Cara! Isso é a pura ideologia do socialismo! É pura falta de afeição a bens materiais! O que é dele é dos fãs! Simplesmente o cara arrebentou.

Um show que começou relativamente morno, com músicas do álbum mais recente, explodiu de vez quando "Holiday", do disco American Idiot, entoou nas caixas de som. Daí por diante, a coisa engrenou.

Com direito a tocar todos os grandes sucessos como "She", "Basket Case", "When I Come Around" e "Boulevard of Broken Dreams", eles ainda fizeram algumas sessões de covers respeitáveis como "Break on trough", do The Doors, "Iron Man", do Black Sabbath, "Hey Jude", dos Beatles, "Sweet Child O' Mine", dos Guns'n Roses, "Rock'n" do Led Zeppelin, entre outros.



No bis, deixaram a cereja do bolo (ou as cerejas, né?), abrindo com "American Idiot", seguindo com "Jesus of Suburbia" e finalizando com chave de ouro com "Wake Me Up When September Ends" e "Good Riddance (Time of Your Life)".

Simplesmente fantástico. Simplesmente 3 horas de show. Simplesmente inesquecível. Incrivelmente Green Day.

Só quem foi pode entender o que estou descrevendo nestas linhas. Foi de arrepiar.

1 opinaram:

Pô lendo assim até me arrependi de não ter ido... Deve ter sido um show histórico mesmo... Quem sabe no Rock in Rio me animo...

Postar um comentário