Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cisne Negro (+++++)

Até onde a obsessão pela perfeição pode levar o ser humano? Esse é o tema tratado pelo filme “Cisne Negro”. No longa, a bailarina Nina (Natalie Portman) treina incessantemente para conseguir estrelar uma releitura de “O Lago dos Cisnes”. Depois de alguns problemas e críticas construtivas, ela consegue o papel, mas o maior desafio de Nina é conseguir interpretar o Cisne Negro (o vilão). Tecnicamente brilhante, a bailarina é sempre elogiada como Cisne Branco (mocinha) por seu professor que cobra dela maior sensualidade que segundo ele é necessária para interpretar o Cisne Negro. Ciente de suas limitações e obcecada pela perfeição, Nina se permite novas experiências para conseguir viver o papel, mas paralelamente, a jovem nota que coisas muito estranhas andam acontecendo em sua vida.

Suspense, tensão psicológica, uma pitada de sensualidade , e claro, a brilhante atuação da protagonista Natalie Portman garantem o sucesso de público. O filme retrata os bastidores do belo e encantador mundo do ballet. Além disso, mostra as conseqüências que podem haver na obsessiva busca pela perfeição. O roteiro é muito interessante e prende até o fim, mas o grand finale deixa um pouco a desejar.
Após o final do filme, na sessão em que estive, foi possível ouvir algumas pessoas afirmando que não entenderam nada ou se perguntando entre si: Você entendeu? O detalhe é que final não foi reflexivo e aberto para a interpretação de cada um. Ele foi categórico, mas abriu brecha para que muitas cenas fossem questionadas posteriormente, já que o público teve na maior parte do filme, a visão de mundo da protagonista. Apesar do fim, digamos poético, ele não estragou o conjunto da obra. Vale a pena conferir o filme!

Bem na fita: Natalie Portman e sua brilhante atuação, ótimo roteiro, o ritmo do filme (não se espera suspense e sangue num filme de ballet vai...)

Queimou o filme: o polêmico final dá margens a muitos questionamentos sobre muitas cenas
Ficha técnica
Título Original: Black Swan
Ano de Lançamento: 2010
DIRETOR: Darren Aronofsky
Roteiro: Mark Heyman (roteiro) Andres Heinz
Categoria: Drama Suspense
Origem: EUA
ELENCO:Natalie Portman, Mila Kunis,
Winona Ryder ,Vincent Cassel,Ksenia Solo, Toby Hemingway

2 opinaram:

Não vi o filme...
Mas se o final deixa questionamentos, vou ver. ehehehe

Eu revi o filme ontem. Não houve polêmicas na sessão dessa vez. Parece que todo mundo compreendeu. Sabendo do final analisei novamente as cenas e realmente não houve furos.
Ai cheguei a conclusão que se vc é detalhista não terá problemas em compreender e não questionará o fim. Já os que não são podem se sentir meio confusos... mas o filme vale muito a pena! Tô pensando em subir a nota para 5 estrelas!

Postar um comentário