Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Senhora dos Afogados (+++++)

A peça “Senhora dos Afogados” de Nelson Rodrigues ganhou uma montagem extremamente original e de uma qualidade impressionante. O espetáculo dirigido por Ana Kfouri esteve em cartaz no restaurante Albamar (que tem uma bela vista para a Baía de Guanabara) até o dia 01 de fevereiro. O local estrategicamente escolhido foi o grande diferencial da montagem que proporcionou ao público uma experiência singular. Todos os espaços destinados à peça (que nem sequer teve um palco) foram utilizados. O espectador mesmo não participando com falas, não tinha como se sentir passivo diante do espetáculo. É como se cada pessoa do público fosse um hóspede discreto e onisciente na casa da família em que a trama acontece. O mar, que a principio, é o grande vilão na história (é justificativa de todos os males para os personagens) ganhou um destaque interessante. Por vezes, os “hóspedes” foram convidados a olhar a Baía de Guanabara enquanto algo era encenado às suas margens ou até mesmo dentro dela. Vídeos, sonoplastia, iluminação e muita interação foram recursos brilhantemente utilizados durante a peça.

Os atores vagavam o tempo todo pelo ambiente. Cenas eram interpretadas em uma mesa em que parte da platéia estava sentada. O público foi convidado a ir ao andar debaixo onde estava ambientado um bar onde atrizes que intepretavam prostitutas cantavam, farreavam e até choravam a morte de outra enquanto o público estava sentado nas mesas e em pé pelo salão.Teve até um personagem que morreu aos pés de algumas pessoas que estavam na platéia. Em certos momentos de tensão na trama era possível olhar de muito perto nos olhos dos atores porque eles estavam em pé bem do seu lado ou na sua frente.

Eu considerava que estar em cartaz em teatros de arena era um grande diferencial para os artistas e, sobretudo para o público, mas depois de presenciar essa montagem de “Senhora dos Afogados” criei uma nova concepção da grandeza e profundidade que um espetáculo pode ganhar quando há interação com o público e o local é bem explorado.

Sem nomes consagrados no elenco, “Senhora dos Afogados” teve atuações impecáveis. De longe, considero o melhor espetáculo que já assisti em toda a minha vida cultural (deixo aqui bem claro que não assisti outras montagens dessa peça de Nelson Rodrigues).

Ainda não se tem informação se essa montagem estará novamente em cartaz em outro lugar ou lá mesmo no Albamar em nova temporada, mas se isso acontecer recomendo que não percam essa oportunidade ímpar.

Sinopse:

A família Drummond é assombrada pela morte de duas filhas por afogamento. Além disso, o assassinato de uma prostituta há 19 anos é atribuído a Misael, o chefe da família.

Ficha técnica:

Senhora dos Afogados

Autor: Nelson Rodrigues (escrita em 1947 e liberada em 1953)
Direção: Ana Kfouri
Elenco: Ana Abbott, Cristiane Larin, Fabiano Fernandes, Renato Carrera, Renato Livera e Suzana Saldanha

0 opinaram:

Postar um comentário