Blah Cultural

Família do Blah

Busca

domingo, 20 de junho de 2010

Dona Flor e seus dois maridos (++++)

Em uma adaptação de Pedro Vasconcelos e Marcelo, a obra de Jorge Amado ganha ares mais cômicos (até um pouco forçado às vezes), mas mantém a volúpia sexual do clássico "Dona Flor e seus dois maridos". A direção de Pedro Vasconcelos é competente, fazendo com que os atores interagissem mais com a plateia, que parece ter se divertido bastante com o espetáculo.

Tentar inserir algo de novo em um texto tão conhecido é quase impossível (poderia dizer que também 'quase' inaceitável), e realmente não é o que acontece. O roteiro é bem fiel ao original, portanto, ponto positivo!

Então vamos às atuações, mas, antes, uma ressalva: Não poderei julgar o trabalho de Duda Ribeiro, visto que ele não participou da apresentação por problemas de saúde, de acordo com os próprios atores. Ok, ressalva concluída.

Dentre os protagonistas, dois globais: Marcelo Faria e Fernanda Paes Leme. Não, leitor, não é motivo para torcer o nariz para a peça. Marcelo parece ter tido boas aulas com o pai Reginaldo Faria e tem uma evolução realmente significativa. Ele faz o Vadinho muito bem e é merecidíssima sua indicação ao prêmio Shell de Teatro. Com mudança inclusive no timbre de voz, ele convence de forma muito competente como o marido morto de Dona Flor. Já a Dona Flor...

A lindíssima Fernanda Paes Leme, embora faça um grande esforço, não consegue dizer a que veio. O grito pedindo por Vadinho logo no início do espetáculo é bem, digamos, insosso... O outro que ela dá, já quase no fim do espetáculo, é mais comovente, embora nada digno de aplausos também. As melhores cenas dela são nos momentos mais picantes com os dois amados.

Um desses amados sim, é digno de ovação. Como disse anteriormente, Duda Ribeiro não pôde interpretar o Dr. Teodoro. Ele foi substituído à altura por Cláudio Galvan, também global. Galvan proporciona alguns dos melhores momentos da peça. O seu pudor para com a esposa é engraçadíssimo. O sexo com ela é hilário, onde ele simula até uma cavalgada. E a 'ameaça' que ele faz à esposa - "Se eu deitar nesta cama, não respondo pelos meus atos" - , é de chorar de rir.

O restante do elenco sustenta muito bem o decorrer do espetáculo. Com destaques para Elvira Helena (Dona Rosilda), Fábio Nascimento (Pai Didi e Lourenso Mão de Vaca), Candé Faria (Pelancchi Moulas e Maestro Agenor Gomes) e Ana Paula Bouza (Dona Norma).

SENTE E RELAXE:

- Atuação de Marcelo Faria;
- Atuação de Cláudio Galvan;
- Atuações do elenco de coadjuvantes;
- Bela composição de luzes e cenário;
- Beleza de Fernanda Paes Leme;
- Bem engraçada a peça.

CORRA, SE PUDER:

- Atuação de Fernanda Paes Leme;
- O Marcelo Faria precisava ficar pelado mesmo???

0 opinaram:

Postar um comentário