Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sexta-feira, 25 de junho de 2010

E acabou a brincadeira....


Sem a magia da infância, um brinquedo se torna um objeto inanimado e obsoleto. Dessa premissa parte o início do roteiro de Toy Story 3, novo filme da Pixar. Antes de tudo, duas coisas devem ficar claras. O filme mantém a qualidade dos roteiros dos criadores de UP! e Wall.e, mas peca pela falta de novidades tecnológicas. Diferente de UP, o 3D, neste caso, é utilizado em poucas cenas e não justifica o alto valor do ingresso.

Bom, mas isso não tira os méritos do filme. Dos novos personagens, o Ken é o melhor. Os criadores do filme usaram o modelo de 1986 do boneco, cheio de maneirismos e com crise de identidade. O efeito é hilário, principalmente na segunda metade da projeção. É desnecessário dizer que há uma grande variedade de produtos Mattel e Fisher Price nos momentos “Merchan” do longa-metragem.

No filme, Andy já tem 17 anos e vai para a faculdade. Ao receber a ordem da mãe para separar o que deve ser colocado no sótão e o para doação, acaba cometendo um equívoco. Apenas o boneco Woody, que seria levado por Andy para a faculdade, consegue ficar de fora e compreender o mal entendido. Ao chegar em Sunnyside, (a creche que recebe os brinquedos doados), Buzz e companhia conhecem outros brinquedos. Tudo parece um paraíso, até que eles descobrem o seu real destino, a Pré-escola. O mais engraçado é o fato da creche se tornar uma prisão de segurança máxima com direito até a monitoração por câmeras e as crianças terem métodos de tortura bizarros, e por aí vai.

O filme consegue apresentar uma excelente evolução, até chegar ao clímax de forma dramática. O mais interessante é observar que na sala de exibição havia poucas crianças. O público, em sua maioria, era composto de pessoas com cerca de 25 anos. Esta mesma geração que acompanhou o medo da substituição em Toy Story (1995), acompanhava o destino final dos brinquedos em 2010 e, neste caso, o sentimento de nostalgia é inevitável.

Toy Story 3, na verdade, é o primeiro de uma série de seqüências com sinal verde para a estréia. No ano que vem, chega aos cinemas a continuação de Carros e em 2012 a seqüencia de Monstros S.A. Newt, projeto previsto para 2011, foi cancelado dando lugar para Brave, previsto para a temporada de verão (dos EUA) no ano que vem.

2 opinaram:

Embora eu insista em pensar que aninação é coisa de criança,cada vez mais noto que os adultos no fundo é que curtem de verdade...
Adorei o texto! Achei a crítica bem interessante.

Eu quero ver ainda, mas é triste saber que não é tão divertido quanto os anteriores.

Postar um comentário