Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 15 de março de 2011

Bruna Surfistinha (++)

Tudo já indicava que "Bruna Surfistinha" seria um grande sucesso, afinal, todo mundo é curioso para saber como é o (sub)mundo da prostituição. Baseado no livro "O Doce Veneno do Escorpião", o filme estourou nas bilheterias com mais de 1 milhão de pessoas indo aos cinemas na primeira semana.

Só que a produção global peca em muitos aspectos. Vamos enumerá-los:

1- Cá pra nós, tentar convencer que Deborah Secco tem 18 anos é uma ofensa ao espectador.
2- Pior ainda é fazer ela interpretar com gente bem mais nova do que ela... chega a ser constrangedor...
3- Por que ela? Sequer é boa atriz. Se era pra ser uma global, que optasse por outra...
4- "O filme é ousado, com cenas pesadas!" - Me conta aonde apareceu que eu não vi até agora... sinceramente, qualquer minissérie da Globo que passa 11 da noite é tão "forte" quanto o longa.
5- Voltando à Deborah Secco... vai me desculpar, mas com 18 anos e aquele "siliconão" nos seios? Faça-me o favor.
6- O diretor Marcus Baldini não exige nada dos atores, não faz sequer uma cena, um take, um enquadramento diferente... é tudo muito "lugar comum", digamos assim.
7- Muita gente me pergunta: "Poderíamos exigir algo a mais de uma produção da Globo Filmes?" Poxa, acho que sim... Tropa de Elite 2 está aí pra desmentir a tese.
Parece até jogo dos 7 erros...
Resumindo... acho que a ousadia prometida foi o que mais faltou nessa produção. Não li o livro, mas só de ouvir, já sei que não foi tão fiel.

Só não dou a nota mínima porque a trilha sonora merece atenção. Principalmente no final, quando, surpreendentemente, é "esporrado" (com o perdão do trocadilho) nos nossos ouvidos Fake Plastic Trees, do Radiohead. Simplesmente a melhor cena do longa! Uma surpresa, uma ousadia... exatamente o que faltou no resto todo. Vale destacar as atuações de Cassio Gabus Mendes e Drica Moraes também.

A sinopse? Ah, precisa mesmo?

BEM NA FITA:

- Cassio Gabus Mendes, como sempre...
- Drica Moraes atuando bem = chover no molhado.
- Trilha sonora.

QUEIMOU O FILME:

- Todo o resto...

FICHA TÉCNICA:

NOME: Bruna Surfistinha

ELENCO: Deborah Secco, Cassio Gabus Mendes, Drica Moraes, Cris Lago e Guta Ruiz.

DIREÇÃO: Marcus Baldini.

ROTEIRO: José Carvalho, Homero Olivetto e Antonia Pellegrino.

3 opinaram:

Aprendi, depois de tanto questionar, que nenhum filme é fiel ao livro. No caso de Bruna Surfistinha o diretor já havia declarado isso, que o filme seria exclusivamente a visão dele sobre o livro dela. E eu concordo com você, Débora Secco não foi a melhor escolha!

Eu não assisti esse filme, não li o livro e nem pretendo fazer nada disso. O texto acima fala sobre a falta de ousadia num tema tão polêmico como o submundo da prostituição. Creio que isso não foi por acaso. Esse deve ter sido o objetivo da Globo Filmes mesmo. É bem provável que em breve essa produção seja divida em 4 partes e exibida na cara dura na Rede Globo como minissérie assim como aconteceu com os longas "Chico Xavier" e O "Bem Amado". Fui assistir esses dois no cinema e me senti uma idiota ao vê-los tão rápido na TV. Acho que isso virou tendência na Globo... Perde o cinema, perde a TV...

Nao li o livro, apenas vi o filme e embora tenha gostado também acho que a atriz deveria ser outra. Ate gosto da Debora Secco mas nao ficou muito bom.
Tem vontade de ler o livro, pois quando um livro vira filme muita coisa é retirada ou modificada.Acho legal ler o livro e ver filme pois são duas visões diferentes sobre o mesmo tema.

Postar um comentário