Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sexta-feira, 4 de março de 2011

O Vencedor (+++++)

Muitos amantes do boxe podem se decepcionar achando que "O Vencedor" é um filme para os aficcionados pelo esporte. Não, não é. Mas também não creio que esses mesmos fãs irão se decepcionar com o que essas duas horas do longa vão lhes proporcionar.

O novo filme de David O. Russell conta a história de uma família em frangalhos. Dicky Eklund (brilhantemente - e surpreendentemente - interpretado por Christian Bale) é um boxeador que, aos 40 anos, tenta voltar a brilhar. Ele teve seu auge ao vencer o campeão mundial Sugar Ray Leonard (embora muitos acham que o oponente tenha escorregado). Dicky, com isso, colocou a pequena cidade de Lowell no mapa. Até hoje ele vive desta fama, mas desperdiçou a carreira com drogas. Micky Ward (Mark Wahlberg - ótimo também, mas sempre injustiçado), seu irmão, tenta a sorte neste mundo, sendo treinado por Dicky e pela mãe, Alice (Melissa Leo - sensacional!). Só que a família sempre dá prioridade ao ex-lutador (que tem até um documentário produzido pela HBO), o que impede a ascensão de Micky. Mas essa situação muda quando ele passa a namorar Charlene Fleming (Amy Adams - será que não vai ter uma atuação ruim?), que o incentiva a deixar a influência familiar e tratar a carreira de forma mais profissional.

Além das atuações brilhantes (muito merecedoras dos Oscars de melhor ator e atriz coadjuvantes), Russell consegue a proeza de deixar o boxe como pano de fundo e focar na reconstrução da família. É comovente a cena em que Mark Wahlberg fala: "Será que eu não posso ter os dois?". É quando a cabeça do personagem principal fica a mil, sem saber pra que lado ir. Quando a namorada e o novo treinador se opõe ao retorno do irmão aos treinamentos.

"O Vencedor" é, antes de tudo, um trabalho de superação e força de vontade de Wahlberg, já que os executivos não se interessavam tanto para a história. Ponto altíssimo para ele e vamos prestar mais atenção no rapaz, porque ele merece.

BEM NA FITA:

- Mark Wahlberg, Christian Bale, Melissa Leo com atuações impecáveis

- História comovente

- Surpreendente trabalho de David O. Russell

- As cenas de luta, com todo o figurino e cenário montado, são bem reais

QUEIMOU O FILME:

- Caramba! E agora? Eu coloco o quê?

FICHA TÉCNICA:

NOME: O Vencedor (The Fighter)

ELENCO: Mark Wahlberg, Christian Bale, Melissa Leo, Amy Adams

DIREÇÃO: David O. Russell

ROTEIRO: Scott Silver, Paul Tamasy e Eric Johnson


1 opinaram:

Bom vc avisar que o boxe não é o foco se não me enquadraria no caso que vc citou, mas concordo que devo gostar do filme.

Por falar em boxe e família, antes de ler seu texto achei que fosse uma espécie de versão masculina da Menina de Ouro (que eu gostei muito)... Rs

Postar um comentário