Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quarta-feira, 16 de março de 2011

Tarja Turunen na Fundição Progresso (++++)

***** As fotos e o texto são colaborador Thiago Motta *****

O último domingo (13/03) foi um dia marcante para os cariocas. Mês do samba, do Carnaval e um dia após o desfile das campeãs. Enfim, o dia do Monobloco que agitou a Lapa até a tarde de domingo. Mas em meio aos foliões, um grupo menos acostumado aos exageros carnavalescos se reunia em frente ao casarão da Fundição Progresso, fazendo um interessante contraste com as diversas cores que desfilavam pelo local. Em sua maioria, vestiam preto e despertavam o interesse dos transeuntes que passavam gritando "Iron Maideeeen" (símbolo do estereótipo headbanger) ou mostrando sua curiosidade:

- "Quem vai cantar aqui?" Perguntava uma colorida foliã.

- "Tarja Turunen!" Respondia (eu) com sorrisos e empolgação.

- "Tá, e quem é ela?" Pergunta surpresa a foliã.

- "Sabe o Nightwish?" Pergunto novamente, esperançoso por manter a conversa.

- "Night o quê?" responde novamente a foliã.

Realmente se tratam de grupos bem distintos, de gostos e loucuras quase que incompatíveis que, na medida do possível, compartilharam este domingo no Centro do Rio com amor aos seus gostos musicais. Porém, para a fila de headbangers, o dia ainda estava bem longe de acabar.

O sol se põe, junto com ele vão-se as cores do Carnaval. A bela lua que figurava acima da casa iluminava um novo sonho, afinal muitos veriam pela primeira vez o seu ídolo nesta segunda apresentação da carreira solo de Tarja Turunen no Rio de Janeiro, cidade constantemente citada com carinho em suas entrevistas. E os fãs que compareceram ao show neste domingo fizeram jus a este sentimento com empolgação e com os presentes que foram jogados ao palco e exibidos pela cantora durante a apresentação que alternava com maestria entre sons calmos e os 'mais pesados'.

Os destaques da noite de domingo ficam por conta:

- da presença da caravana de Belo Horizonte, marcando presença e ajudando a animar o dia;

- do sempre surpreendente solo na bateria de Mike Terrana que deu um show a parte no intervalo da apresentação e;

- da grande surpresa da noite, a banda gaúcha Tierramystica que mostrou talento ao exaltar a importância da musicalidade nacional e sulamericana, que aparecem frequentemente nos sons da banda.

SET LIST:

1- Dark Star
2- My Little Phoenix
3- I Feel Immortal
4- In For A Kill
5- Falling Awake
6- I Walk Alone
7- Solo de bateria + Jam da banda
8- Little lies
9- Underneath
10- End of All Hope
11- Higher Than Hope/We Are/Minor Heaven/Archives of Lost Dreams (acústico)
12- Ciaran’s Well
13- Crimson Deep
14- Where Were You Last Night/Heaven is a Place on Earth/Living on a Prayer
15- Die Alive
16- Until My Last Breath

6 opinaram:

Nossa adorei o texto!
Deve ter sido ótimo, mas pelo setlist deve ter sido bem diferente do anterior que eu fui no Canecão em 2008. Confesso que não estou acompanhando a carreira solo dela, mas para mim Tarja é sempre Tarja. Ela pode cantar Atirei o pau no gato que eu vou amar porque a voz dela é fascinante! Deve ter sido um grande show!

Versão em inglês de "Atirei o pau no gato" de acordo com o Google Tradutor:

"I threw the stick at the cat, but the cat did not die..."

De fato foi diferente, a Tarja estava bem mais a vontade e animada e a Setlist parece ter refletido um pouco disso... Doug e Mike que o digam, monstruosos :)

E vem mais aí no Rock in Rio! Estaremos lá!!! \o/

Realmente, foi muito bacana e até engraçado esse contraste com a galera carnavalesca! O povo saindo do Monobloco e dando de cara com um bando de gente de preto.. rs.. Eu fui uma delas.. Fui ao Monobloco, dps passei pela casa de show, voltei pra casa, troquei de roupa e fui pra fila... =P

Achei o show de 2008 melhor, não sei se era pq conhecia mais as músicas, mas achei q ela tava mais empolgada, pareceu durar mais... As roupas estavam fascinantes!

Esse não foi lá essas coisas... Mas como disseram... Tarja é sempre Tarja!

MAs

Bom, o que me consola é que ela vai tocar com o Angra na noite do Metal do Rock in Rio... Certamente estarei lá!!!

Postar um comentário