Blah Cultural

Família do Blah

Busca

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Foo Fighters: Back and Forth (+++++)

Nada como uma sessão à meia-noite para se assistir a um documentário com show do Foo Fighters logo após (um docu-show talvez?).

Pois bem, a história da banda é contada em “Foo Fighters: Back and Forth” em cerca de uma hora e meia. O longa começa desde a entrada de Dave Grohl no Nirvana e prossegue até os dias atuais, quando foi lançado o excepcional álbum “Wasting Light”.

O diretor James Moll teve bom senso ao não exagerar no melodrama e nem tornar tudo superficial. São expostas todas as facetas do ex-baterista de Kurt Cobain, tantos as boas quanto as ruins. Nada (será?!) é omitido. Desde a “expulsão” de um amigo antigo do conjunto até a emoção, quando Taylor Hawkins ficou hospitalizado por conta de uma overdose. É visível o abatimento de Grohl e comovente a angústia por correr o risco de perder outro amigo – a cena remete diretamente ao ex-líder do Nirvana. Cada CD é tratado com o devido carinho e a fase vivida pelo compositor e intérprete é explicada minuciosamente.

Muito interessante também ver todo o processo de crescimento da banda e a gravação do novo disco. A aparição de Krist Novoselic, ex-companheiro, para gravar o contrabaixo na faixa “I should have known”, é bem tocante, como se fosse o fechamento de uma ferida do passado – em determinado momento, o próprio produtor reflete sobre a letra e conclui que ela fala sobre alguma experiência pela qual passou o cantor.

Após o documentário, é apresentada parte do show que contém só músicas de “Wasting Light”. Aos desavisados, somente nesse instante os óculos 3D são utilizados. Os efeitos são interessantes, mas nada de revolucionário.

BEM NA FITA:

- Expostas todas as facetas de Dave Grohl, tanto as ruins quanto as boas
- É bom relembrar a época de Nirvana
- É muito bom assistir ao show do Foo Fighters
- Cada álbum é tratado com o devido carinho e a fase vivida pelo compositor e intérprete era explicada minuciosamente
- Que é aquilo que o Pat Smear fez quando tocou “I should have known” no mini-show? O cara puxou um instrumento que é um misto de contrabaixo com guitarra, tudo junto... tirou onda, hein?

QUEIMOU O FILME:

- Eita estacionamento caro no shopping...
- 3D Ok

FICHA TÉCNICA:

Título original: Foo Fighters: Back and Forth
Diretor: James Moll
Elenco: David Grohl, Taylor Hawkins, Nate Mendel, Chris Shiflett, Pat Smear
Gênero: Documentário, Musical
Classificação: 16 anos
País: EUA

6 opinaram:

Deve ter sido foda! Tô curiosa pra saber os defeitos do Dave Grohn (só conheço as qualidades!). Falaram da Courtney tb ou só do Nirvana mesmo?

Só do Nirvana... O Dave Grohl e a Courtney não se cruzam... Heheheh!

Eu sei! Queria saber se ele falava mal dela lá... RS

Aquele instrumento que o Pat tocou já foi muuuuuito usado pelo Humberto Gessinger dos Engenheiros do Hawaii. E o guitarrista dos Eng. usava uma semelhante, so que em vez do baixo tinha uma guitarra de 12 cordas. So procurar no youtube um video da banda tocando "somos quem podemos ser" no rock in rio 2.

acho q faltou uma parte sobre os projetos paralelos de dave como o Probot, Them Crooked Vultures, etc!

Olá, Ricardo. Obrigado pelo comentário. Mas quanto ao projeto do Dave, acho que ficaria um pouco fora de contexto no documentário. Não é nada ligado ao Foo Fighters. Diferente do lance com o Queens of the Stone Age, que foi uma espécie de licença dele com a banda, fora a influência que levou do Queens para o FF, né?

Abraços!

Postar um comentário