Blah Cultural

Família do Blah

Busca

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bob Esponja pode "danificar" crianças de 4 anos

Danificar foi um termo um pouco exagerado, mas é quase por aí. Um estudo mostrou que assistir a apenas nove minutos do desenho pode causar déficit de atenção e problemas de aprendizagem em crianças de 4 anos.

60 crianças foram escolhidas aleatoriamente para assistirem à animação, ao desenho Caillou, ou desenhar. Imediatamente após os nove minutos de atividade, os voluntários passaram por testes de função mental: as que haviam assistido a Bob Esponja se saíram piores do que as outras.

Pesquisas realizadas anteriormente haviam relacionado o fato de crianças assistirem a TV com problemas de atenção a longo prazo, mas o novo estudo sugere que problemas mais imediatos podem ocorrer depois de uma pequena exposição - resultados aos quais os pais devem ficar atentos, alertam os autores.

Um episódio de desenho animado costuma durar cerca de 22 minutos, então assistir a um programa inteiro "pode ser mais prejudicial", dizem os pesquisadores. Mas eles concluíram que mais evidências são necessárias para confirmar tal fato.

"Os resultados devem ser interpretados com cautela, devido ao pequeno tamanho da pesquisa, mas os dados parecem robustos e reforçam a ideia de que a exposição à mídia é uma questão de saúde pública", disse o médico Dimitri Christakis, especialista em desenvolvimento infantil no Hospital Infantil de Seattle e autor do editorial que acompanha o estudo publicado pela revista Pediatrics. Christakis disse ainda que "os pais precisam perceber que um programa de ritmo muito acelerado pode não ser apropriado para crianças muito novas. O que as crianças assistem é importante. Não é apenas o quanto elas assistem".

A professora de psicologia da Universidade de Virginia, Angeline Lillard, líder do estudo, afirmou que o programa Bob Esponja não deve ser responsabilizado sozinho. Ela encontrou problemas similares em crianças que assistiram a outros programas de ritmo muito acelerado:
"Eu não aconselharia assistir a programas deste tipo antes de ir para a escola ou antes de ocasiões em que eles precisam prestar atenção em alguma coisa e aprender", disse Lillard.

O porta-voz da Nickelodeon (produtora do desenho), David Bittler, contestou as conclusões do estudo e disse que Bob Esponja é recomendado para crianças com idade entre 6 e 11 anos e não 4:

"Pegar 60 crianças que não são o público-alvo do programa e colocá-las para assistir a nove minutos do programa é uma metodologia questionável e não deveria servir de base para qualquer conclusão válida para os pais confiarem", afirmou Bittler.
Angeline explicou que as crianças de 4 anos foram escolhidas porque esta idade "é a principal do período durante o qual você vê o maior desenvolvimento" em certas habilidades que envolvem autocontrole. Não é possível determinar se crianças de outras idades seriam afetadas da mesma forma.

1 opinaram:

Postar um comentário