Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Paraty em Foco começa amanhã

Começa amanhã - e vai até o dia 25 de setembro - a 7ª edição do Paraty em Foco. O evento deste ano vem com o título_tema #FUTURO, numa deliberada formatação twittiana (que vem do twitter), aproximando um mundo de imagens que sacramentam o digital como meio de produção, difusão e como linguagem. Conceitos de hoje e de amanhã pelas mãos de diferentes e influentes profissionais do Brasil, Inglaterra, Holanda, África do Sul, Estados Unidos, Peru, Itália, Espanha, França e Argentina.

Um eclético e heterogêneo grupo vai discutir as novas plataformas multimídias, a preservação de imagens, a filosofia da fotografia e como podemos entender e fazer a digressão dessas orientações e seus paradoxos que determinam um futuro já presente entre nós e que está se tornando quase passado.

A programação deste ano traz novidades no formato: as Noites de Projeção ganharam corpo com atividades que começam às 22h30, no Espaço Multimídia. Também terão dois dias de lançamentos: livros, portfólios e, claro, revistas virtuais.

Entre as palestras, entrevistas e projeções poderemos encontrar uma diversidade de olhares que variam de um extremo a outro do país: a mesa Vento Sul vai trazer os gaúchos Luiz Felizardo e Leopoldo Plentz com o curitibano João Urban; já a Mesa Diário Contemporâneo trará os paraenses Mariano Klautau, Roberta Carvalho e Ricardo Macedo. Ambos os grupos estão dentro da proposta do Festival de mostrar a cada edição a produção realizada fora do eixo Rio-São Paulo. Direto de Cape Town, o fotógrafo sul-africano Pieter Hugo vai mostrar uma África pouco conhecida.

Dois fotojornalistas - Gustavo Pelizzon e Custódio Coimbra - mostrarão como é o dia-a-dia na era do “filma e fotografa” do jornalismo mundial, enquanto os artistas Cláudia Jaguaribe e Caio Reisewitz, ambos nas paredes de galerias dentro e fora do Brasil, falam de seus trabalhos neste momento transitório da paisagem e da fotografia.

Esses são alguns destaques e novidades da edição de 2011. Para saber mais sobre a programação, basta clicar aqui.

0 opinaram:

Postar um comentário