Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 26 de julho de 2011

Livros nas Redes Sociais

Quem domina as redes sociais, já deve ter percebido que cada vez mais os escritores, amadores ou não, utilizam o espaço para publicar seus contos, versos, poesias e livros. Alguns recursos on line, como a 'vaquinha virtual' permitem que escritores arrecadem, por contribuição dos leitores, o dinheiro necessário para lançarem suas obras. Os menos ousados, no entanto, utilizam os espaços de blogs e sites direcionados a essas publicações, assim como diversas comunidades no orkut.

'Histórias de amor', 'Histórias e desabafos' entre tantas outras, são exemplos das que mais bombam nessa rede social. Adotando pseudônimo, na maioria das vezes, escritores amadores escrevem e publicam semanalmente, ou de acordo com sua disponibilidade e contam com a vantagem do incentivo e comentários dos leitores, que mandam mensagens de apoio, vibram, criticam e criam vínculos com os personagens e os donos das histórias. A maioria delas, envolvem conflitos que conhecemos e lidamos no dia a dia. Algumas 'webs' como são chamadas, contam com a visita de mais de 2 mil pessoas (número por base, das pessoas que comentam. Fora as que ficam 'ocultas'.)

Mas então, enquadrei alguns na categoria amadores, não foi? Nem tanto, não posso generalizar. Escritores como a Karina Dias teve seu livro, Aquele dia junto amo mar,  retirado das postagens de uma dessas comunidades e publicados pela editora Malagueta, de São Paulo.

Embora seja roteirista contratada da Rede Globo e tenha 4 livros publicados, para muitos a hilária Tati Bernadi só ficou conhecida após suas expressões em 140 caracteres do twitter. Espaço pequeno, mas Tati sabe aproveita-lo como ninguém, tem quase 3 mil seguidores e milhares de replys por dia. Também fez bom uso da 'vaquinha virtual'.

Outros, como um grupo de Minas Gerais, foram mais além; Montaram uma editora, a Ideias Bizarras, reuniram um grupo de escritores locais e publicaram um livro com contos, cuja temática é a Morte.  As redes sociais ajudam a divulgar o livro por todos os cantos do país, e a editora conta com colaboradores até aqui do Rio de Janeiro para as ilustrações dos textos, por exemplo.

Questionei a muitas dessas meninas, em maioria, que fazem essas publicações virtuais e elas garantem que estão satisfeitas com a repercussão de seus livros e crônicas e que o retorno imediato que recebem, com comentários e elogios, é o combustível que necessitam para persistir no desejo mais profundo, que é o de seguir os passos de Karina Dias e autografar seus livros em uma Bienal.

E por falar em livros e escritores... Parabéns a todos que escrevem; por vocação, por trabalho, por amor, por sonho: Hoje é nosso dia! :-)  Um beijo especial para os 6 'Blas' que dividem esse projeto comigo: Anna Cecilia, Wil Spiler, Kadu, Léo, Wagner e  Chen.

1 opinaram:

Obrigada! Parabéns para vc tb um beijo especial !
Adorei o post! Realmente os comentários são combustível para continuarmos nosso amado projeto Blah Cultural!
OBS: Adorei o Idéias Bizarras RS

Postar um comentário