Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Exposição Entre Trópicos 46º 05' (+++++)

Quem for a Caixa Cultural na Almirante Barroso irá se deparar com uma exposição com um título à primeira vista muito esquisito, mas que traz uma proposta bem interessante. "Entre Trópicos 46º 05' " reúne trabalhos de 22 artistas plásticos (11 cubanos + 11 brasileiros). Alguns renomados e outros que ainda estão começando sua jornada promissora.




O título da mostra nada mais é do que o resultado da soma entre as coordenadas geográficas de Cuba e Brasil (latitude e longitude de Cuba + latitude e longitude do Brasil = 46º 05'). A exposição dá visibilidade as diferentes visões de mundo dos artistas contemporâneos que a compõe, mas lá o diferente não divide e sim acrescenta. Os dois países estão em hemisférios diferentes (Cuba, apesar de ser da América Central fica localizado geograficamente no Hemisfério Norte enquanto o Brasil está situado no Hemisfério Sul) e possuem regimes opostos em vigência (Cuba é comunista enquanto, assim como o resto da América, o Brasil é capitalista) mas ambos tem em comum sob o ponto de vista geográfico o fato de serem ocidentais, americanos e tropicais.



As pinturas, instalações, desenhos, esculturas e vídeos que fazem parte da exposição mostram essas diferenças e semelhanças dos dois países e como eles se relacionam com o mundo. Utopia, migrações, representações do feminino, cartografia entre outros são alguns dos temas abordados nas obras.



Confesso que Cuba é um país que me desperta interesse por ser um dos pouquíssimos a manter o regime comunista no mundo. Ter a oportunidade de poder ter acesso ao fazer artístico contemporâneo desse país realmente me deixou maravilhada. Recomendo que não deixem de ver as instalações "The Kiss" do cubano Duvier del Dago e " Umbral" da brasileira Regina Silveira. As pinturas também são muito bonitas e interessantes, mas não são óbvias. Assim como a maior parte da arte contemporânea, elas foram feitas para fazer refletir.


Entre Trópicos 46º 05'

Caixa Cultural - Av. Almirante Barroso nº 25 - Centro

Até 25 de março

Entrada Franca

0 opinaram:

Postar um comentário