Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Literatura russa vem atraindo cada vez mais leitores brasileiros

Um fenômeno curioso tem chamado atenção no mercado editorial brasileiro nos últimos anos, o aumento do interesse dos leitores por clássicos da literatura russa. Fiódor Dostoiévski, Liev Tolstói e Anton Tchékhov são alguns dos autores que tem feito grande sucesso por aqui.


Uma das explicações para esse fenômeno é a curiosidade dos brasileiros pelo país europeu que já foi superpotência um dia e nos dias atuais, assim como o nosso país, integra os BRICS . Além disso, agora é bem mais fácil encontrar livros traduzidos diretamente do russo para o português. Tradutores especializados nesse complicado idioma como Paulo Bezerra que presta serviços para a Editora 34 e Rubens Figueiredo que traduz para a Cosac Naify encurtaram as distâncias culturais entre os brasileiros e a literatura russa.



Mas, se você acha que literatura russa é para poucos devido ao alto preço das publicações, você está equivocado. Hoje em dia é possível encontrar livros de grandes autores russos até em edições econômicas como os livros de bolso nos jornaleiros. Os títulos russos mais vendidos no Brasil segundo o site Publishnews que é especializado em mercado editorial são "Crime e Castigo" e "Os irmãos Karamázov" de Dostoiévski, além de "Guerra e Paz" e " Anna Kariêrina" de Tolstói.




Cinco obras da literatura russa que você não pode deixar de ler


Um negócio fracassado e outros contos de humor

Anton Tchékhov

L&PM Pocket


O Duplo

Fiódor Dostoiévski

Editora 34


O Diabo e outras histórias

Liev Tolstói

Cosac Naify


A Dama do Cachorrinho

Anton Tchékhov

LP&M Pocket

0 opinaram:

Postar um comentário