Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Série “Novos Artistas”: Dust Eletronics

Atualizado em 18/02/2012 às 01h58

Criado no ano passado com uma proposta musical bem diferente do convencional, o projeto Dust Eletronics galga seus primeiros passos em Brasília.


A interação entre o homem e a máquina é evidenciada através da sonoridade agressiva que valoriza a música industrial e o metal e que é mesclada com efeitos eletrônicos. Tecnológico, independente e inusitado são os primeiros adjetivos que encontro para definir Electronic Dust.


O projeto musical tem apenas um integrante, João Torvax, que é responsável pela criação das melodias tocadas pelo computador e pelas letras que abordam temas sombrios como solidão e melancolia. Além disso, o artista solitário ainda cria máscaras feitas de materiais reciclados que são utilizadas durante suas performances e ainda faz o vocal das músicas ... Nossa, quanto trabalho...



Ficou curioso para conhecer o Dust Eletronics?


Abaixo você encontra uma entrevista exclusiva com o João Torvax do projeto Dust Eletronics


Blah Cultural - Como surgiu a idéia do projeto Dust Eletronics ?

João Torvax: Essa idéia surgiu alguns meses após eu ter saído da última banda que estive. Fiquei chateado porque é muito difícil achar pessoas que seguem o mesmo caminho dentro de uma banda ou projeto. A partir disto comecei a pensar em uma maneira de fazer um trabalho solo, mas infelizmente não tenho como tocar todos os instrumentos ao mesmo tempo (risos). Aí tive a idéia de pesquisar uma maneira de simular os instrumentos e acabei comprando um programa onde posso fazer arranjos de diversos instrumentos e efeitos eletrônicos. Comecei então a produzir minhas músicas de uma maneira livre e da forma que eu queria. Misturei Industrial e o Doom Metal (que são estilos que conheço e gosto), mas ainda assim achei que faltava algo. Então tive a idéia de fazer vestimentas sombrias e as máscaras bizarras com jornal e cola.


Blah Cultural - Você sempre quis fazer um projeto solo como esse?

João Torvax: Já pensei diversas vezes, mas nunca tinha tido coragem de meter a cara e mostrar meu trabalho.


Blah Cultural - Como é a cena independente em Brasília?

João Torvax: A cena em Brasília precisa melhorar muito ainda. Infelizmente falta mais união, respeito e transparência entre os músicos e produtores, mas não são todos. Algumas pessoas lutam com vigor e verdade pela cena independente da cidade.


Blah Cultural - Há espaço para projetos de música que unem Industrial e Metal como o seu ou é preciso criar esses espaços?

João Torvax: Seria legal criar mais espaço para esse tipo de trabalho. Felizmente meu projeto está sendo bem aceito em alguns projetos como o Sarau Psicodélico que sempre tem me dado muito apoio e força e também no Quaresmada que é um projeto muito bom. Ambos são projetos independentes de Brasília.


Blah Cultural - De onde veio a idéia de criar máscaras de materiais recicláveis? Você pensa em levar essa preocupação com o meio ambiente para as letras também?

João Torvax: Eu sempre tive preocupação com o meio ambiente pois sem árvores e sem água não há como ter vida. Acho que temos que rever nossos valores por isso criei essa iniciativa mesmo que seja pequena, mas já á alguma coisa. Espero que um dia possamos cuidar melhor da nossa casa que é o mundo.


Blah Cultural - O projeto é bem recente. Você já tem demos gravadas?

João Torvax: Em março estarei finalizando a primeira demo junto com o vídeoclipe.


Blah Cultural - Quais as influências musicais que ajudaram a compor o Dust Eletronics?
João Torvax:
As minhas maiores influências foram o Alice Cooper e o Rob Zombie que são grandes artistas.


Blah Cultural- Só pra finalizar queria saber mais sobre a pessoa João Torvax. Sua idade? Profissão? Perspectivas para o futuro?

João Torvax: Meu nome é João, mas as pessoas me conhecem como Torvax. Tenho 25 anos. Sou técnico em informática e tatuador. O meu objetivo é levar o meu projeto para outras cidades e estados e futuramente para fora do país que é o meu maior objetivo.

1 opinaram:

TORVAX,A LUZ VINDA DAS TREVAS...
AFINAL DE CONTAS,TODA LUZ SURGE DELAS...

Postar um comentário