Blah Cultural

Família do Blah

Busca

domingo, 11 de março de 2012

ECAD X Google e a cobrança aos blogueiros

O ECAD sempre foi o terror dos produtores culturais. Em qualquer curso de Introdução a Organização de Eventos você conhece essa sigla e ouve inúmeros alertas dos professores sobre a necessidade de pagar a eles, caso contrário, o evento se tornará um desastre e ainda será o possível fim de sua carreira no ramo. Como ainda não organizo nenhum tipo de evento achei que esse temido mafioso do meio cultural não se meteria comigo. Mas, como vivemos e nos surpreendemos, descobri que ele pode, sim, ser um vilão em minha vida. Não só na minha, mas de qualquer blogueiro. O fato é que o ECAD cobrou o blog Caligrafitti, que traz conteúdo sobre Design e Arte, uma taxa por utilização de vídeos incorporados do You Tube (aquele código que aparece quando você clica em Embed/Incorporar e consegue compartilhar os vídeos nos blogs).


A Google partiu em defesa dos blogueiros afirmando que tal cobrança não é devida, mas é uma brecha na ultrapassada lei (que não previa o advento da internet, muito menos do YouTube). A gigante da internet ainda afirmou que tal cobrança poderá cercear a liberdade de expressão via web. O ECAD se defende em seu site afirmando que essa não é a intenção com a cobrança e que a instituição não tem estratégia para cobrar o uso de vídeos compartilhados (embedados - termos usados por eles). Nas palavras do "cobradores" dos Direitos Autorais: "Há cerca de dois anos, Ecad e Google mantém firmada uma carta de intenções que norteia o relacionamento entre as organizações. No documento está definido que é possível o Ecad fazer a cobrança das músicas provenientes de vídeos embedados desde que haja notificação prévia ao Google/Youtube. Como o Ecad não enviou tal notificação, fica claro que este não é o objetivo do escritório. Se fosse, a necessária notificação prevista na carta de intenções teria sido providenciada."


Vale lembrar que a Google não deve estar preocupada com a liberdade de expressão do cidadão brasileiro, mas com seu $. Afinal todo blogueiro que usa vídeos do YouTube está trabalhando indiretamente para eles, já que aumenta os acessos e proporciona dessa forma os anúncios. Sem contar que o Blogger é deles. Bom, nessa luta torço pela Google, mas não sejamos alienados... O amor pelo capital que norteia a solidariedade do Golias da Web a nós Davis...


Bom, espero que o ECAD não venha implicar com o meu Baú do Blah depois desse post. O fato é que enquanto não houver uma atualização das leis feitas antes da Era da Internet nenhum blogueiro estará livre da ameaça da cobrança.


Só de raiva e como forma de protesto!

2 opinaram:

Se vocês virarem pessoa jurídica, eles vão poder cobrar... Aí, qualquer vídeo é pago. Enquanto não receberem por isso, cabe levar à justiça. Em todo caso, Cecília, o ECAD poderá surgir em outros momentos de sua vida. Na minha, ele vira e mexe aparece (incluindo amigos que trabalham por lá).

Juro que lembrei disso. Vc tem amigos no ECAD. Eu ainda não tenho, mas ninguém está livre disso... Rs
Tb não acho que o ECAD seja una persona non grata. Mas, cobrar de blogueiro (pessoa física) seria sacanagem. Mas, esse blog que foi cobrado tb não é empresa. Enfim, ter que entrar na justiça requer muita paciência...

Postar um comentário