Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Prêmio Sesc de Literatura


Até o dia 31 de agosto estão abertas as inscrições para o Prêmio SESC de Literatura, nas categorias romance e conto. As obras devem ser destinadas ao público adulto e o autor deve ter mais de 18 anos. Trata-se de um concurso anual, voltado para escritores inéditos. Diferentemente da maior parte dos concursos literários para obras inéditas, que oferecem dinheiro ou exemplares como prêmio, a iniciativa do SESC se volta para a edição, distribuição e divulgação da obra, ação desenvolvida com a parceria da EDITORA RECORD, que garante não somente uma distribuição eficiente do livro em território nacional, mas também que ele seja editado com um projeto gráfico de qualidade.

Com o Prêmio SESC de Literatura os escritores entram para o catálogo da EDITORA RECORD, além de terem suas obras distribuídas para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do SESC em todo o país e para escritores, críticos literários e formadores de opinião.

Aos 20 anos de idade a gaúcha Luisa Geisler é a mais nova escritora a vencer o Prêmio SESC de Literatura, reconhecimento vindo em 2010, com a obra Contos de Mentira. Ela revela que o Prêmio vai ajudar a projetá-la no mercado. “Publicar um livro independentemente não é tão difícil assim, o problema é realmente chegar às mãos do leitor. Há uma grande distância entre o leitor, o mercado literário e o escritor iniciante e o Prêmio SESC modifica isso”, relata Luisa. A partir da premiação ela passou a ser chamada para fazer parte de algumas antologias e no momento escreve um novo romance. A jovem destaca que prêmios como esse dá segurança para o escritor iniciante continuar escrevendo.

Já, na categoria romance, em 2010, o vencedor do Prêmio SESC de Literatura foi o paraense Arthur Martins Cecim com Habeas Asas, Sertão de Céu!. Um amigo do seu pai informou sobre a existência do Prêmio e o seu pai o incentivou. ”Havia participado em dois outros prêmios com um outro romance, um romance mais curto, e me sinto muito feliz em ter ganho um concurso nacional de literatura já na minha terceira tentativa, e isto é para mim muito importante no sentido de que me motiva e me encoraja a escrever livros tão bons quanto esses”, sinaliza Arthur.

Os dois autores tiveram seus livros lançados em julho de 2011. Primeiro, durante a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, dentro da Casa SESC. Na oportunidade conheceram e conviveram com premiados de outras edições do Prêmio SESC de Literatura. Em 13 de julho, o SESC realizou uma noite de autógrafos na ABL – Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente da ABL, Marcos Vilaça e da escritora Marina Colasanti.

Após esses dois lançamentos, eles têm participado de diversos eventos promovidos pelo SESC por todo o país para divulgar seus livros. O próximo encontro dos autores vencedores com o público será na 14ª Jornada de Literatura de Passo Fundo (RS). Luisa e Arthur autografarão suas obras premiadas, nos dias 23 e 24 de agosto, respectivamente, dentro do estande do SESC.

Participar de concursos literários é a melhor maneira de avaliar e chamar a atenção para o seu trabalho defende Sergio Tavares, escritor ganhador do Prêmio SESC de Literatura 2009 com Cavala, na categoria conto. Ele confessa que poucos dias antes de terminarem as inscrições para o Prêmio reuniu alguns contos, cujas temáticas eram similares e montou uma coletânea de quatro histórias. “Ser vencedor do Prêmio SESC de Literatura é ter uma carreira, antes mesmo de tê-la. Existem várias formas de o homem entender a sua existência, e a literatura é a minha.”, reflete Sergio, que acabou de entregar o original do seu segundo livro para a Editora Record.

O processo de seleção das obras é feito em duas etapas. Inicialmente, cinco subcomissões regionais fazem uma pré-seleção das obras para encaminhamento à comissão final. O júri final elege as obras vencedoras, podendo selecionar até três menções honrosas em cada categoria. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.sesc.com.br/premiosesc.


Fonte: Publicação On Line O Diário de Teresópolis.


0 opinaram:

Postar um comentário