Blah Cultural

Família do Blah

Busca

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Crítica de Cinema: "Os Vingadores" (+++++)

Recuperado do baque de ver um sonho de menino realizado, começo a escrever sobre Os Vingadores ainda extasiado. Ver na telona alguns de seus heróis prediletos reunidos, além de tudo, em uma produção super bem-feita, é simplesmente fantástico. O longa corresponde totalmente às expectativas!

O diretor Joss Whedon, fã confesso de HQs e experiente em séries de TV como "Buffy - A Caça Vampiros" e "The Office", conseguiu o equilíbrio certo para o humor e ação, além de destacar todos os heróis de uma forma que nenhum tivesse maior participação que o outro.

Para os fãs dos quadrinhos, não há como deixar de se arrepiar com as cenas de briga entre eles, como na que Thor e Homem de Ferro se degladiam, com a intervenção do Capitão América. Robert Downey Jr., inclusive, parece ter nascido para viver Tony Stark na telona. Chris Evans, que encarna Steve Rogers, merece elogios também. É sabido que é um ator limitado e que foi duramente - e justamente - criticado em sua primeira incursão como o personagem, mas funcionou bem demais na nova produção.

Scarlett Johansson é outra que merece destaque ao interpretar uma Viúva Negra durona e fatal, mas ao mesmo tempo sensível. Além disso, a escolha de Mark Ruffalo para dar vida ao Hulk é talvez uma das mais acertadas. O ator consegue dosar bem a raiva com a inteligência do verdão. Chris Hemsworth já foi elogiado por aqui ao encarnar Thor. O Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) foi o personagem mais insosso do longa, mas fez parte de uma parte importante do roteiro.
 
O que dizer de Tom Hiddleston no papel de Loki também? Ele está ainda mais à vontade como o irmão adotivo de Thor. Dosando bem o sarcasmo e o egocentrismo do personagem, o ator faz um vilão memorável. Menção honrosa igualmente para Samuel L. Jackson como Nick Fury.

Vale também registro para as diversas cenas de humor e discussões entre os heróis, bastante recorrentes nas HQs da Marvel (o diálogo entre Loki e Hulk é impagável, gerando urros e gargalhadas da plateia). Embora saibamos que os filmes de cada personagem não tenham sido extremamente fiéis, Os Vingadores foi bem leal às produções anteriores. Isso é um ponto que merece inúmeros elogios, visto que, como praticamente todos os protagonistas já eram conhecidos do grande público, não foi preciso uma nova apresentação dos mesmos durante o longa.

Os Vingadores foi, talvez, o melhor filme da Marvel já produzido. Pode parecer exagero, mas desde os Homem-Aranha 1 e 2 e Homem de Ferro 1, a qualidade de um longa baseado em um herói da editora era tão alta. Claro que foram feitas ótimas produções como Hulk 2, Thor e o próprio Homem de Ferro 2, mas nada comparável. Ah, só para não esquecer: tem uma surpresinha logo no início dos créditos. Para os leitores mais antigos, a cena será digna de ovações. Para os mais jovens, apenas uma dica do que vem pela frente.

Pois bem, que venham sequências e novas produções dos heróis! Serão muito bem-vindas.


BEM NA FITA:

- Joss Whedon na direção
- Mark Ruffalo: ótima escolha para o Hulk
- Robert Downey Jr.: bem como sempre
- Tom Hiddleston no papelo de Loki
- Scarlett Johansson como Viúva Negra
- Muita ação com bastante humor
- Fidelidade às produções anteriores


QUEIMOU O FILME:

- Jeremy Renner como Gavião Arqueiro: não foi mal, mas era, sem dúvida, o personagem mais insosso

FICHA TÉCNICA:

NOME: Os Vingadores (The Avengers)

ELENCO: Samuel L. Jackson, Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Jeremy Renner, Scarlett Johansson, Clark Gregg, Cobie Smulders, Tom Hiddleston, Stellan Skarsgard, Amanda Righetti

DIREÇÃO: Joss Whedon


3 opinaram:

O filme é foda, sem dúvida. Vi ontem, mas em compensação, acho q é superestimado tb. 'Homem-Aranha 2' e 'Batman: The Dark Knight' seguem sendo como os melhores filmes de heróis já feitos. Isso sem falar em 'Watchmen' e 'Sin City' em matéria de fidelidade total às obras originais.

Agora, o Hulk é o melhor. As cenas de ação e conflito entre heróis ficou perfeita, mas o Gigante Esmeralda ficou além. A luta dele com o Thor foi algo q sonhei a vida inteira desde a primeira vez que li as histórias em quadrinhos.

O filme todo é maneiro demais, só q exatamente por conhecer as histórias e os personagens, fiquei com uma sensação de 'foi foda, mas poderia ter sido mais'. Que lê 'Os Supremos' no Universo Ultimate (história onde o filme e, inclusive, o roteiro do filme, foi baseado) entende o q quero dizer.

Agora o 2, sim. Esse deve ser o bicho. Alguém me arranja uma Manopla do Infinito?

Acho "The Dark Knight" o melhor de todos, mas esse é hours concours... O filme do Morcegão se encaixa em outro contexto.

Agora, "Os Vingadores", pra mim, é, no mínimo, do nível dos dois primeiros filmes do "Homem-Aranha" e de "Homem de Ferro 1". Na crítica, me referi às produções da Marvel.

Agora, prepare o coração para "Os Vingadores 2"! Heheheh!

Abraços!

Joss Whedon realmente conseguiu equilibrar bem o ego dos personagens em tela. Amei o filme, mas ainda acho que deixo Homem de Ferro na frente na frente, como melhor. :)

Postar um comentário