Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Leitura como terapia

Viajar sem sair do lugar. Esse é o mais popular benefício atribuído a leitura, mas está longe de ser o único. Você sabia que a literatura pode servir como instrumento terapêutico?


Na habitual leitura solitária existe uma oportunidade de "diálogo" com os personagens e interações das visões de mundo do autor com as do leitor.


É possível também fazer leituras em grupo o que possibilita debates e enriquecimento ainda maior dessa prazerosa experiência. Como acontece, por exemplo, no Clube de Leitura Icaraí. Mensalmente os leitores se reúnem na Livraria EDUFF do bairro para trocar uma idéia sobre o livro escolhido naquele mês (para o encontro de maio, o título escolhido foi "Vida e Morte de M. J. Gonçalves" de Lima Barreto).


A leitura acompanhada também pode ser feita com mediação de um psicólogo. Na biblioterapia (leitura como terapia) o foco não é a interpretação do texto, mas como o que foi lido toca na história do leitores. Os benefícios dessa prática podem ser observados na saúde emocional.

Achou interessante a proposta? Então não perca hoje às 19 horas a palestra sobre biblioterapia no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno em Niterói (no Campo de São Bento - na saída lateral que dá para a Rua Lopes Trovão). Lá a autora e psicóloga Cristiana Seixas explicará as diferentes formas e aplicações do uso da literatura como instrumento terapêutico.

Palestra “Biblioterapia” a terapia por meio de livros”
Data: 20 de abril de 2012, sexta-feira.
Horário: 19h
Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Sala Hilda Campofiorito
Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí.
Tel.: 2610-5748.´




1 opinaram:

Abraçar um livro é tudo de bom!

Postar um comentário