Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 17 de abril de 2012

Por que assistir "A Invenção de Hugo Cabret"?

Apesar de já ter saído de circuito (pelo menos nos grandes cinemas), a dica fica para quando o filme chegar em DVD/Blu-Ray. Para começar, A Invenção de Hugo Cabret (Hugo) tem a direção de Martin Scorsese, um mostro do cinema responsável por produções espetaculares como "Ilha do Medo", "Os Infiltrados", "Cabo do Medo" e "Touro Indomável", só para citar algumas. Além disso, é um trabalho completamente diferente de tudo que ele já realizou, o que mostra o quão competente é esse diretor.

O longa, para quem assiste ao trailer, parece uma mera produção infantil com alguns efeitos especiais. Ao ver o filme sem expectativa alguma, o baque é enorme e extremamento positivo.
A Invenção de Hugo Cabret é, acima de tudo, uma ode aos primórdios do cinema, muitas vezes esquecido por superproduções hollywoodianas.

A trama conta a história de Hugo Cabret (Asa Butterfield), um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem de Paris, nos anos 30. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai (Jude Law). Um dia, ao fugir do inspetor (Sacha Baron Cohen), ele conhece Isabelle (Chloe Moretz), uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.


Não cabe aqui contar todo o enredo, já que estragaria as surpresas, mas sim elogiar o trabalho excepcional de Scorsese, que, através de um relojoeiro, nos mostra que cada um tem um propósito no mundo e quanta solidariedade falta neste planeta em que vivemos. Em certo momento, o protagonista, durante conversa com Isabelle (em um dos inúmeros diálogos inteligentes do longa), diz que não consegue ver um relógio parado, já que o objetivo da peça é nos dizer as horas e, sem poder fazer isso, ela não possui função alguma. A partir desse pensamento, Hugo e sua amiga concluem que cada ser humano tem sua "missão" nesta vida.

Além do diretor, o elenco também é estupendo. O jovem Asa Butterfield tem um enorme talento, já demonstrado anteriormente no ótimo "O Menino do Pijama Listrado", e, ao interpretar Hugo, ele faz um orfão extremamente carente e generoso. É impossível não se emocionar com a cena em que o menino chora pela frustração de não ter conseguido consertar o robô. Chloe Moretz não merece menos elogios. A menina (dos ótimos "Kick Ass" e "500 dias com ela") parece gente grande na telona ao viver a fofa Isabelle. Ben Kingsley, como sempre, dá uma aula de interpretação ao viver o cineasta e faz uma dupla sensacional com Hugo. Sacha Baron Cohen, Christopher Lee, Emily Mortimer e Helen McCrory são igualmente dignos de destaque.


Como me referi anteriormente ao cinema antigo, Hugo, além de consertar relógios, tenta retomar a carreira do cineasta Georges Méliès, responsável por algumas das primeiras produções cinematográficas como "Viagem à Lua". Quem tem um conhecimento mais profundo sobre a sétima arte, sabe a importância do trabalho do diretor para a configuração de um cinema fantástico e mágico. Ao tratar o assunto, o longa passa a ser quase um registro histórico da vida e obra do francês.

A Invenção de Hugo Cabret é uma adaptação do livro infantil "The Invention Of Hugo Cabret", de Brian Selznick. O longa concorreu a onze Oscars, mas levou "apenas" cinco: Fotografia, Direção de Arte, Edição de Som, Mixagem de Som e Efeitos Visuais.

Bem na Fita:


- Atuações estupendas dos atores
- Direção magnífica de Martin Scorsese
- Linda fotografia
- Emocionante
- Ode ao cinema antigo
- Aula de cinema

Queimou o Filme:

- NADA

Ficha Técnica:

Nome: A Invenção de Hugo Cabret (Hugo)

Elenco: Asa Butterfield, Chloe Moretz, Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Christopher Lee, Emily Mortimer e Helen McCrory.

Direção: Martin Scorsese.


0 opinaram:

Postar um comentário