Blah Cultural

Família do Blah

Busca

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Jogos Vorazes (+++++)



Clima épico e críticas sociais! Adicione a isso um mix de alguns fatos históricos, mas para dar um tom de aventura ficcional, descontração e leveza é preciso colocar os personagens num futuro não muito distante. Para ficar perfeito coloque uma linda mocinha corajosa e de bom coração e um carismático e romântico mocinho. Claro que a fotografia precisa ser encantadora e a trilha sonora maravilhosa. Bom, mais ou menos assim você terá a equação do filme "Jogos Vorazes".




O longa é muito inteligente e envolvente, apesar de o final não ser surpreendente. Mas tudo bem porque sendo o novo produto hollywoodiano para substituir a Saga Crespúsculo, embora nada tenha a ver com os vampirinhos emos (graça a Deus!), o longa sugere continuação (deve ser trilogia). O roteiro é super interessante, mas também não é lá tão inovador assim... Não é um romance melado, pelo contrário, é um filme que é uma crítica a sociedade do espetáculo (Sangue é show! Aliás reality show!) que não consegue enxergar a perversidade e a crueldade por trás da embalagem de glamour aliada a necessidade de ser torcer e criar novos heróis.

Porque o roteiro não é tão inovador? Se você viu ou leu " O Diário de Anne Frank" sentiu uma vibe familiar. A irmãzinha é convocada para um campo de concentração pós-moderno. A diferença é que como não é baseado em fatos reais, a família não fugiu. Pelo contrário, baixou o espírito de "Mulan" e no lugar da pobre criancinha a brava donzela guerreira foi encarar a guerra. No alistamento vimos o discurso nacionalista aliado ao utilitarismo de Kant, por sinal muito parecido com o utilizado pelos nazistas e pelo próprio Tio Sam (será uma honra para vocês terem a oportunidade de serem heróis e se sacrificarem para a garantia de um mal menor - a vida de vocês! - por um bem maior - manter a paz e evitar um banho de sangue da população). Admito que achei sensacional! E mais sensacional ainda é uma crítica a geração Big Brother! Enquantos crianças e adolescentes são levados para se tornarem gladiadores e lutarem até a morte a cobertura midíatica é de tapete vermelho, não em homenagem ao sangue dos inocentes derramado, mas baseado no glamour e frivolidade digno de entrega de Oscar. Os condenados a morte são tratados como celebridade e precisam ainda pensar no seu marketing pessoal para conquistar os telespectadores e assim conseguir patrocinadores para tentarem sobreviver. Isso é genial! Na arena pós-moderna é preciso ter estratégia, carisma, coragem e sorte. E claro, assim como no Big Brother, rola uma manipulação (ajudinha da tecnologia para acabar mais rápido com o jogo) e lógico que as alianças entre os participantes sempre traz fortalecimento... Parei por aqui para não compremeter aqueles que ainda não assistiram. Só digo mais uma coisa: Me lembrei da Canção do Senhor da Guerra do Legião Urbana ao ver esse longa.

O filme que de bobo, vazio e inocente não tem nada ainda ganha um ar descontraído e até engraçado com o detalhe de ser futurista. Isso fica a cargo do figurino. A moda vigente na capital parece um mix do estilo Katy Perry, Lady Gaga com Nicky Minaj e uma bizarra influência retrô. Confesso que não sei explicar direito... O fato é que é um espetáculo a parte e serve para fazer a diferença. Aliás, "Jogos Vorazes" foi um projeto de roteiro adaptado que parece ter sido pensado nos mínimos detalhes. Confesso que me agradou muito (e olha que sou super exigente e chata quando o assunto é cinema). Não li o livro ainda, mas vale a pena assistir a superprodução holywoodiana!






Bem na Fita: Superprodução hollywodiana inteligente, bem feita e super interessante! Ótima fotografia, trilha sonora e figurinos. O filme prende. Os personagens são fortes. Não ficou um dramalhão mexicano, nem uma tragédia grega que você se debulha em lágrimas com tanta crueldade, mas a história é forte! Leveza e bom humor na medida certa.


Queimou o filme: Final não foi surpreendente e roteiro não foi tão inovador assim... mas vale a pena ver!


Sinopse:

Todos os anos nas ruínas de onde outrora fora a América do Norte, a nação de Panem força cada um de seus doze distritos para enviar um menino e uma menina para competir nos Jogos Vorazes. Parte entretenimento, parte tática de intimidação do governo, os Jogos Vorazes são um evento televisionado em que os Tributos devem lutar um contra o outro até que um sobrevivente permanece.


Ficha Técnica

Elenco: Liam Hemsworth, Jennifer Lawrence, Elizabeth Banks, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Willow Shields, Stanley Tucci, Alexander Ludwig, Isabelle Fuhrman

Direção: Gary Ross

Gênero: Aventura

Duração: 144 min.

Distribuidora: Paris Filmes

Classificação: 14 Anos

0 opinaram:

Postar um comentário