Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 10 de abril de 2012

Escritores em busca de um Brasil mais Literário

Nas próximas semanas a agenda de eventos literários está concorrida. 

No Rio de Janeiro, entre 18 e 29 de abril, acontece o 14º Salão FNLIJ do Livro Infantil e Juvenil. O Movimento por um Brasil literário participa com um estande e uma mesa redonda no Seminário paralelo ao evento, no dia 19. Na ocasião, ocorre também o 14º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil. O encontro aborda o tema das bibliotecas da escola. 
Foram convidados para discutir o tema as professoras e escritoras Maria das Graças Castro, Nilma Lacerda e Christine Castilho Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo, parceiro do MBL.  

Este ano, o evento homenageia o México, com a presença de escritores, ilustradores e especialistas, que traçarão um panorama da literatura infantil e juvenil mexicana. O Salão conta com quatro bibliotecas, espaço de leitura e espaço do ilustrador, além de representantes de 72 editoras. 

Autora de História da Leitura no Brasil e com uma sólida carreira acadêmica voltada para a teoria literária e literatura brasileira, a escritora paulista Marisa Lajolo foi surpreendida pela morte do escritor e poeta mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, em 16 de janeiro deste ano. O criador do Manifesto por um Brasil Literário seria um dos convidados do evento, “Abril Para leitura” que segue durante o mês de abril no Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza (CCBNB). Marisa Lajolo convidou outros dois escritores afins às ideias de Queirós, que dividiria a mesa com ela: o carioca José Castello e o cearense Ronaldo Correia de Brito.

Os três conduzirão de 24 a 26 deste mês, o seminário avançado "Abril Literário", com mediação das professoras Sarah Diva Ipiranga (Uece) e Andreia Turolo (UFC) e da jornalista Regina Ribeiro. Antes dos encontros com os autores, serão exibidos documentários sobre a obra de cada um e haverá leituras poéticas de textos.

"O manifesto enfatizava a importância da leitura, em especial a leitura literária. Nosso evento também tem esse objetivo, de conquistar leitores, fazendo com que eles entendam a leitura, o seu contexto, para então se aproximar dela", explica Solange Kate, uma das produtoras do "Abril Para Leitura".

Para tanto, o público terá contato com o trabalho de José Castello, conhecido por romper os parâmetros das biografias tradicionais, ao imprimir uma visão particular da literatura da pessoa retratada. Castello é ainda autor de "A Literatura na Poltrona", resultado de suas experiências com oficinas literárias e de jornalismo cultural.

Ronaldo Correia de Brito obteve grande repercussão com seu "Galiléia", ao ganhar o Prêmio São Paulo de Literatura, em 2009. Mas sua carreira começou bem antes, em meados dos anos 70, com obras para teatro, música e cinema. "Em todas essas áreas, Ronaldo trabalha com elementos da vida no Nordeste. Essa realidade deve gerar uma identificação com nosso público", diz Solange Kate.

O evento traz uma programação mais ampla, que se desenvolveu em torno da biblioteca do CCBNB. "Esta é nossa quarta edição e, a cada ano, nosso programa cresce mais, trazendo nomes e temáticas em evidência e estudiosos renomados", comenta a gerente do CCBNB, Tessi Letícia Barbosa. As atividades fazem parte de um calendário permanente de incentivo à leitura, que inclui o "Clube do Leitor" e o programa "Literatura em Revista", entre outros.

A opção por abril se justifica pelas várias datas comemorativas relacionadas ao livro ao longo do mês
. No dia 2 se celebrou o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil, no dia 18 é a vez do Dia Nacional do Livro Infantil e, finalmente, no dia 23, o Dia Mundial do Livro.

* Via O diário do Nordeste
* Via 
brasilliterario.org.br 

0 opinaram:

Postar um comentário