Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Começa a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


De 21 de outubro a 3 de novembro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema. Durante duas semanas, o festival propicia que cinéfilos acompanhem cerca de 250 títulos dos mais variados países e cinematografias, que serão exibidos em 22 salas, entre cinemas, museus e centros culturais espalhados pela capital paulista. A seleção é um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo e quais as tendências, temáticas, narrativas e estéticas estão predominando ao redor do mundo.

Nesta edição, a arte da Mostra é assinada pelo desenhista Mauricio de Sousa, com seu primeiro personagem de quadrinhos, Piteco, criado em 1964. Além da seleção de filmes e oficinas, a Mostra inaugura uma exposição inédita reunindo as obras de um dos grandes mestres do cinema soviético, Sergei Paradjanov (1924-1990). PARADJANOV, O MAGNÍFICO vai contar com cerca de 60 trabalhos do mestre, entre pinturas, instalações, colagens e desenhos. Montada por Daniela Thomas e Felipe Massara, a exposição acontece de 19 de outubro e até dia 20 de novembro, no Museu da Imagem e do Som – MIS. Alem da exposição, a Mostra apresenta ainda uma retrospectiva de Paradjanov e o documentário PARADJANOV, O REBELDE, de Patrick Cazals.

Títulos Confirmados

Entre os filmes confirmados para a 35ª Mostra estão O AMOR NÃO TEM FIM (Late Bloomers), de Julie Gavras; HABEMUS PAPAM, de Nanni Moretti; O FUTURO (The Future), de Miranda July; A ILUSÃO CÔMICA (L’Illusion Comique), de Mathieu Amalric; LOW LIFE, de Nicholas Klotz e Elisabeth Perceval; COMO COMEÇAR SEU PRÓPRIO PAÍS (How To Start Your Own Country), de Jody Shapiro; AS NEVES DO KILIMANJARO (The Snows of Kilimanjaro), de Robert Guédiguian; ERA UMA VEZ NA ANATOLIA (Once Upon a Time In Anatolia), de Nuri Bilge Ceylan; OS CONTOS DA NOITE (Les Contes De La Nuit), de Michel Ocelot; CAVERNA DOS SONHOS ESQUECIDOS (Cave Of Forgotten Dreams), documentário em 3D de Werner Herzog; SLEEPLESS NIGHT STORIES, de Jonas Mekas; PATER, de Alain Cavalier; CISNE, da portuguesa Teresa Villaverde; MUNDO MISTERIOSO, de Rodrigo Moreno; e SORELLE MAI, de Marco Bellocchio.

Mostra Brasil

Entre os filmes brasileiros, a 35ª Mostra apresenta os documentários CANÇÕES, de Eduardo Coutinho; CONSTRUÇÃO, de Carolina Sá; VOU RIFAR MEU CORAÇÃO, de Ana Rieper; MARIGHELLA, de lsa Grinspum Ferraz; e VAI-VAI 80 ANOS NAS RUAS, de Fernando Capuano.

O CÉU SOBRE OS OMBROS, de Sérgio Borges; OLHE PRA MIM DE NOVO, de Kiko Goifman e Claudia Priscilla; O PALHAÇO, de Selton Mello; e o primeiro longa de Caio Sóh, TEUS OLHOS MEUS estão entre as ficções a serem exibidas.

Retrospectivas

Em retrospectiva, estarão cerca de dez filmes de ELIA KAZAN, com a presença da viúva do cineasta, a escritora Frances Kazan. Nascido em 1909, em Constantinopla, atual Istambul, o diretor foi um notório nome do teatro da Broadway na década de 1940 e mais tarde desenvolveu também uma bem sucedida carreira no cinema, ambas como diretor. Trabalhou em diversos filmes com Marlon Brando, como UMA RUA CHAMADA PECADO, baseada no conto do Tennesse Williams (A Streetcar Named Desire) e SINDICATO DE LADRÕES (On the Waterfront). Kazan foi agraciado com dois Oscars de Melhor Diretor, em 1948 (A LUZ É PARA TODOS) e 1955 (SINDICATO DE LADRÕES), e um Oscar Honorário, pelo conjunto da obra, em 1999.

SERGEI PARADJANOV (1924-1990), um dos grandes nomes do cinema soviético ganha retrospectiva de seus filmes, além de uma exposição no MIS. PARADJANOV foi aclamado como um dos maiores cineastas soviéticos que surgiram após a época de ouro de Sergei Eisenstein e Alexander Dovzhenko e é considerado, hoje, um dos nomes mais criativos e originais da história do cinema mundial.

Outro diretor russo, ALEKSEI GERMAN, também terá uma retrospectiva na 35ª Mostra. São seis filmes do cineasta. Seus filmes, censurados pelo regime stalinista, abrangem as décadas de 70 a 90 com narrativas históricas e antibélicas premiadas em vários festivais internacionais.

Para conferir a programação e mais informações sobre o evento, confira no site oficial.

0 opinaram:

Postar um comentário