Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Começa o Festival do Rio

Entre os destaques do festival, esse ano será a primeira vez que o Complexo do Alemão vai conhecer de perto o evento. O Festival do Rio - em um projeto da RioFilme - vai apresentar, no Cine Carioca, uma seleção de filmes inéditos do mundo todo, reunindo documentários, dramas, comédias e filmes em 3D, levando à comunidade local o cinema plural que dá cara ao festival.

O evento também dá continuidade este ano ao projeto Cinema Livre, que leva o cinema a lugares onde raramente chega. Praças, tendas e espaços culturais espalhados pela cidade apresentarão filmes de apelo popular e sucessos recentes do cinema, sempre de olho num público amplo. O programa é uma parceria com a Prefeitura do Rio, junto com a RioFilme e o SESC-Rio.

O Festival do Rio também apresenta o cinema itinerante do Cine TelaBrasil. Instalada em Realengo, a grande tenda terá uma programação que expressa o espírito do festival. Serão filmes das mostras Midnight, Panorama, Première Latina e sessões de filmes brasileiros.

As crianças vão aproveitar as sessões da Mostra Geração, com dublagem ao vivo, enquanto os pais vão se divertir com filmes como "Hollywood Não Surfa!", "Anderson Silva: Como Água" e o novo filme de Selton Mello, "O Palhaço".

No pavilhão do Festival do Rio, o público é o convidado de honra. Localizado no Armazém da Utopia (Armazém 6) do Píer Mauá, o espaço tem 4,5 mil m2 e reúne a sala de cinema onde acontecem as sessões populares da Premiére Brasil, o Cine Encontro, debates que sucedem às exibições dos filmes, e muito mais. Ah, o acesso é gratuito, tá?

Este ano, participarão dos bate-papos artistas consagrados como Chico Anísio, José Wilker, Lázaro Ramos e Alessandra Negrini, além de diretores como Karim Aïnouz e Beto Brant.

Neste espaço que acontece também o Rio-Market - área de negócios do Festival do Rio e o maior da América Latina. Seminários, workshops, reuniões, sempre com a presença de especialistas de diversas áreas do audiovisual, além da Rodadas de Negócios. Eventos gratuitos também fazem parte desta programação.

Além disso, será montado um verdadeiro estúdio para mostrar os bastidores do cinema e da TV. O público poderá acompanhar de perto a filmagem do primeiro curta live-action em 3D do Brasil. O cenário é o de uma fábrica.

Quem passar pelo Armazém 6 poderá conferir ainda uma exposição de figurinos em homenagem aos programas e novelas que fizeram história na TV Globo como (Grande Família, Capitu, Caminho das Índias e Cordel Encantado).

O Pavilhão do Festival do Rio comporta também uma sala de cinema em 3D de última geração! As sessões são gratuitas.

Ufa! Para mais informações, basta acessar a programação por aqui ou navegar pelo site oficial.

0 opinaram:

Postar um comentário