Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prêmio Nobel de Literatura: poeta sueco venceu!

O escritor mais importante da Suécia que ainda é vivo, Tomas Tranströmer, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Nunca ouviu falar dele? Não se envergonhe! Nenhuma obra do autor foi traduzida para o português mesmo... E olha que os textos dele foram traduzidos em aproximadamente 50 outras línguas (o mais próximo da gente seria o espanhol!).


Em 1990, Tranströmer teve um derrame que paralisou um lado do corpo dele e o privou da fala, mas tais limitações não fez com que ele desistisse de suas poesias. O sueco seguiu escrevendo e em 2004 lançou a antologia com 45 poemas chamada “O Grande Enigma”.

O escritor sueco não acreditava que ganharia o prêmio pois o favorito para o Nobel de Literatura 2011 era o também poeta sírio Adonis. Entre os cotados para ganhar a premiação também estavam o japonês Haruki Murakami, o australiano Les Murray, o coreano Ko Un e o polonês Adam Zagajewski. Os autores Ferreira Gullar e Paulo Coelho representavam o Brasil.

1 opinaram:

A história de Tomas me lembrou o filme O Escafandro e a Borboleta. Leia a nossa crítica sobre esse filmaço aqui: http://blahcultural.blogspot.com/search?q=Escafandro

Postar um comentário