Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Livros: Vamos compartilhar ?

" Oi. Espero encontra-lo (a) bem. Fui deixado aqui com o objetivo de ser lido por você e depois, repassado para que outra pessoa possa se entreter. Leve-me com você, leia-me, divirta-se e depois deixe-me em um banco, ônibus ou local público mais próximo.  Mas não deixe de compartilhar com outras pessoas o prazer de ter um livro nas mãos. "

O que você pensaria se sentasse em um banco de uma praça ou transporte público e encontrasse um livro com esta dedicatória? Pois bem, eu nunca tive a sorte de encontrar, mas algumas pessoas tiveram e compartilharam a experiências em redes sociais e entre amigos, até que a ideia, felizmente, foi se espalhando por aí.

Dos bancos e poltronas de ônibus, chegaram ao facebook, ao Skoob, as universidades e até em garagens.
Tico Santa Cruz, cantor e vocalista do Detonautas, em conversas com seus seguidores no twitter, resolveu criar uma página no facebook para compartilhar livros. Chama-se " Troca de livros".  As pessoas enviam resenhas, dicas e podem realizar trocas. Vendas não são permitidas, porque objetivo não é obter lucro e vantagens.  É tornar a leitura um hábito saudável, prazeroso e frequente, como deve ser.

Outros aproveitam o espaço de sua própria casa, como a garagem, para emprestar e receber, em forma de doações, os livros. O Portão foi grafitado e há um espaço no muro para que o leitor, após um cadastro, possa pegar livros para ler em casa e depois devolve-lo a qualquer hora ( dentro do prazo estabelecido).  Essa casa em especial fica em Pedra de Guaratiba, onde moro.

Muitos não conhecem, mas há também a estante virtual Skoob, onde o leitor pode inserir os livros que já leu, que pretende ler, que gostaria de ganhar ou trocar. Pode trocar informações com outros usuários e adiciona-los como amigos, escrever resenhas, avaliar as obras e participar de diversos sorteios promoções para ganhar livros.

O cadastro é gratuito e pode ser feito por aqui www.skoob.com.br .

Outra atividade bem legal do skoob é que você pode integrá-lo com o seu twitter. Assim, todas as novidades do site são publicadas no microblog. E o mesmo pode ser feito no facebook também.

Com isso, milhares de pessoas estarão conectadas, compartilhando boas dicas literárias.  Ler não só é uma boa atividade para a mente, como ajudar a formar opinião, a compreender melhor a língua portuguesa e obter fluência verbal e escrita. Como leitores, somos capazes de questionar, justificar e nos relacionar bem em qualquer meio social.

Vamos tornar isso um hábito, pessoal. E vamos aprender a compartilhar também, e não só nas redes sociais. Temos acesso, mas muitos ainda não têm. Vamos usar nossas mídias para divulgar, mas vamos tentar descobrir e provocar a sensação de encontrar (e doar) , por acaso, um amigo perdido por aí.

Eu já selecionei os meus livros que vou deixar por aí. Espero que algum de vocês encontre.  :-)

0 opinaram:

Postar um comentário