Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lançado prêmio Moacyr Scliar de literatura

Como reconhecimento da tradição literária do Rio Grande do Sul foi lançado na tarde desta terça-feira (16), no Palácio Piratini, o prêmio Moacyr Scliar de literatura. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Estadual do Livro (IEL), com a colaboração da Associação Lígia Averbuck, entidade sem fins lucrativos apoiadora das atividades do IEL.  


O prêmio é um reconhecimento às produções literárias e também uma homenagem a um dos mais importantes escritores gaúcho e que faleceu recentemente. 

O objetivo é indicar os melhores livros das categorias poesia e conto, publicados no Brasil, em língua portuguesa, no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro dos dois anos anteriores à edição de cada premiação. O ISBN deverá estar impresso no livro.

As categorias poesia e conto foram privilegiadas tendo em vista a grande quantidade de prêmios já instituídos para a categoria romance. Assim, reconhecer a qualidade literária dos autores de poesia e conto com um prêmio relevante, incentivar a diversificação das edições e aproximar os leitores com a aquisição das obras premiadas para as bibliotecas públicas da rede estadual e para os Pontos de Cultura, confere ao prêmio Moacyr Scliar uma abrangência e um significado cultural que nenhum outro no país tem alcançado.

A cada edição, uma categoria será privilegiada: em 2011, Prêmio Moacyr Scliar de Literatura - Categoria Poesia; em 2012, Prêmio Moacyr Scliar de Literatura - Categoria Contos. Nos anos seguintes, sempre será alternado: em um ano, poesia; no outro, conto.

O prêmio tem o patrocínio da Petrobras e do Banrisul e será impresso pela Corag. O autor vencedor receberá R$ 150 mil, e a editora R$ 30 mil para uma nova edição da obra premiada.
 
O Prêmio Moacyr Scliar de Literatura é o único que premia o autor e a editora, e leva o livro vencedor até os leitores, com a distribuição de livros na rede de 520 bibliotecas públicas. Também são apoiadores do prêmio a Agência Matriz e a Associação Lígia Averbuck.

0 opinaram:

Postar um comentário