Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Secretaria de Cultura promove o "Grande Festival Martins Pena de Teatro Amador"

Boa dica para quem é ator/atriz e participa de algum grupo teatral!

O dramaturgo carioca Martins Pena, que inaugurou a comédia de costumes no Brasil no século XIX, vai ser o mote de um festival de teatro aberto a grupos de todo o Estado do Rio de Janeiro. O "Grande Festival Martins Pena de Teatro Amador" irá selecionar 16 grupos para encenar, em novembro, peças escolhidas do comediógrafo, que deixou mais de 20 delas ao morrer precocemente, em 1848.


Um convênio entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro deu forma ao projeto. Entre 24 e 27 de agosto, as inscrições estão abertas para os grupos de teatro amador de todo o Estado. Serão selecionados dois grupos de cada região fluminense e, em seguida, um representante de cada um deles vai participar de uma série de oficinas no Teatro João Caetano, na capital.




A crítica Barbara Heliodora vai ministrar oficina sobre a obra de Martins Pena; João Fonseca falará sobre direção; Ney Madeira, sobre figurino e cenário. No decorrer das oficinas, os grupos vão escolher qual peça do dramaturgo irão encenar, e receberão R$ 10 mil para a produção. Os espetáculos serão montados no município de origem e apresentados também de 3 a 6 de novembro, no teatro da Casa de Cultura Laura Alvim. Durante o evento, além das apresentações das peças, críticos e historiadores vão abordar a obra de Martins Pena. Além disso, as montagens serão alvo de pareceres dos críticos Daniel Schenker e Tânia Brandão.

O festival faz parte do projeto "Novas Cenas", da Secretaria de Estado de Cultura, que desde 2009 tem feito atores e grupos de teatro novatos circularem por todo o território fluminense.

0 opinaram:

Postar um comentário