Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Carros 2 (+++)

E os carros continuam inanimados... Em pouco mais de 15 anos da associação Pixar/Disney, pouco pode se discutir em relação a qualidade das animações. O estúdio conseguiu manter o mesmo padrão nos títulos originais e continuações, diferente de outros grandes estúdios que criam franquias, mas esquecem do principal: a alma das produções. Se em Toy Story 2 e 3 os pontos fortes foram os novos personagens, em Carros 2 os holofotes estão todos voltados para o guincho Tom Mate, em detrimento do protagonista do primeiro filme, Relâmpago Maqueen. Carros, objetos entre outras alegorias são apenas escada para o humor caipira do personagem. Isso acaba prejudicando o filme, já que todas as cenas acabam sendo resumidas no desajuste social do morador de Radiador Springs.

Outro ponto é que ao ver o filme, parece que o fato dos protagonistas serem máquinas, permitiu que os roteiristas imaginassem um filme mais “violento” (se é que a gente pode falar isso de um filme onde carros são assassinados a sangue frio). São tiros, explosões, desmembramentos, todos juntos num roteiro de filme de espionagem para crianças. O fato dos protagonistas serem máquinas permitiu piadas físicas de vários gêneros, inclusive algumas escatológicas. Isso não faz do roteiro um fiasco total, mas também não garante nenhuma melhoria ao filme.

O grande receio é de que a Pixar cometa o erro da sua principal concorrente no mercado, a DreamWorks. Com o objetivo de aumentar a quantidade de produções, o estúdio de Steven Spielberg acabou desgastando franquias como Madagascar e Shrek, por exemplo. Depois de Carros 2, uma grande dúvida paira no ar em relação ao Monster University, continuação de Monstros SA.

Antes do lançamento oficial do longa, muito se falou sobre a propaganda positiva pelo uso de combustíveis derivados de petróleo, mas isso não passa de exagero. Carros 2 segue a tendência de criar franquias que foi iniciada depois que a Pixar foi comprada pela Disney e ambas empresas passaram a fazer parte do domínio de Steve Jobs, Mr. Apple.

Em 2006, com a saída de Michael Eisner, até então presidente da Walt Disney Pictures, houve uma reformulação nos projetos animados do estúdio. Com isso animações como Enrolados, Bolt, A Princesa e o Sapo e Toy Story 3 foram completamente repensados. John Lester, presidente da Pixar, exigiu esforço criativo dos roteiristas e animadores para salvar as animações de se tornar obras inexpressivas. Além disso, Mr. Jobs deu carta branca para a produção de continuações no estúdio. Algo que não era feito antes da fusão Disney/Pixar pelo impasse referente aos direitos autorais das obras.

Bom, mas voltando a falar do Carros 2, a ideia que fica é que John Lester levou mais em conta seu sentimento em relação ao original (ele foi diretor do primeiro Carros e Toy Story, ou seja, todas as franquias do estúdio até hoje são de filmes idealizados por ele), do que o fôlego que a nova franquia teria.

Sinopse: A história evolui de forma simples, bem ao estilo espiões por acidente. Após ganhar a Copa Pistão pela quarta vez, Relâmpago McQueen (Owen Wilson) e sua equipe retornam a Radiator Springs para descansar. Lá ele reencontra Mate (Larry the Cable Guy), seu maior amigo, que aguarda ansioso pelo retorno. Pouco após sua chegada Relâmpago toma conhecimento do Grand Prix Mundial, evento organizado pelo empresário Miles Eixodarroda (Eddie Izzard) onde todos os competidores usarão Alinol, um combustível alternativo. Após ser provocado em um programa de TV por Francesco Bernouilli (John Turturro), um adversário, Relâmpago resolve também competir. Ele decide levar Mate para acompanhá-lo nas corridas, mas logo ele é confundido com um espião americano. Desta forma Mate precisa lidar com Finn McMíssil (Michael Caine) e Holly Caixadibrita (Emily Mortimer), que tentam descobrir qual é o plano do professor Z (Thomas Kretschmann) e seu enigmático chefe para a competição.

BEM NA FITA:

- Gráfico espetacular
- Terem colocado o Tom Mate como personagem principal
- Cenas de perseguição
- 3D

QUEIMOU O FILME:

- É, o filme só tem o Tom Mate;
- A franquia não tem fôlego para um terceiro filme;

FICHA TÉCNICA:

Título original: Cars 2
Diretor: John Lasseter, Brad Lewis
Elenco: Owen Wilson (Relâmpago McQueen - voz), Michael Keaton (Chick Hicks - voz), Bonnie Hunt (Sally Carrera - voz), Emily Mortimer (Holley Shiftwell - voz), Michael Caine (Finn McMissile - voz)
Gênero: Animação
Classificação: Livre
País: EUA


Quer ficar por dentro das novidades? Siga a gente no Twitter: @blahcultural

0 opinaram:

Postar um comentário