Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Hoje é o Dia Mundial do Rock!

Inovador desde o berço, o rock nasceu na década de 50. A princípio, ele era a união de um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e country. Uma das característica mais importantes era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. As letras simples e o ritmo dançante agradou o povo facilmente.




Não há dúvidas que a inovação faz parte do rock! Ao longo dos anos, ele não se conservou como era na época de Elvis... Várias vertentes foram criadas (hard rock, punk, heavy metal- não necessariamente nessa ordem!), novas referências foram surgindo (Beattles, Rolling Stones, Led Zeppellin, Ramones, Iron Maiden...). Novas misturas foram sendo adicionadas como o rap (está aí o New Metal não me deixa mentir!) entre tantas outras.



Hey! Oh! Lets Go!
Como aqui no Rio não tem nenhum grande show programado para celebrar o Dia Mundial do Rock, a dica do Blah Cultural é comemorar no CCBB. Lá está rolando "I am a Cliché: Ecos da Estética Punk". A exposição que irá até dia 02 de outubro resgata a gênese plástica do estilo musical que rejeitou o convencional.




A vertente do rock que tem como principais referências Ramones e Sex Pistol nasceu na década de 70. Naquela época as músicas que tocavam nas rádios duravam de dez a quinze minutos (Pink Floyd & cia), com grandes solos de guitarra e bateria. Cansados de ouvir hinos hippies, os roqueiros decidiram fazer suas próprias músicas, mesmo não sabendo tocar sequer um acorde. O resultado foi uma música rápida, curta e simples!

The Ramones - Blitzkrieg Bop









Elvis Presley - Jailhouse Rock



Quer ficar por dentro das novidades? Siga a gente no Twitter: @blahcultural

0 opinaram:

Postar um comentário