Blah Cultural

Família do Blah

Busca

sábado, 9 de julho de 2011

Manual Cultural Meia Noite em Paris (Escritores)

Assistiu "Meia Noite em Paris" de Woody Allen? Ficou com vontade de saber mais sobre a vida e as obras dos ilustres amigos de Gil (Owen Wilson)? O Blah Cultural resolve esse problema para você! Abaixo você descobrirá o que aconteceu com Scott Fitzgerald (e Zelda), Ernest Heningway e Gertruid Stein.

Scott Fitzgerald

Francis Scott Key Fitzgerald nasceu no Minnesota (EUA) em 1896. Filho de uma família de classe média alta, o escritor estudou na Universidade de Princeton, mas não se formou. Seu primeiro romance "Este Lado do Paraíso” foi publicado em 1920 sendo um sucesso imediato. Casou-se com uma dama da alta roda: Zelda (Coitada! Foi parar num hospício em 1930 e ficou por lá até morrer!). Em homenagem a esposa, Scott escreveu o livro “Suave é a Noite”. O casal ficou conhecido pela badalação excessiva regada a muito álcool o que fez com que o autor se dedicasse menos a suas obras.
Scott Fitzgerald morreu em 1940 e não terminou sua última obra “O Último Magnata”.

Principais obras

1920: Este Lado do Paraíso

1922: Seis Contos da Era do Jazz (destaque para o conto "O Curioso Caso de Benjamin Button")

1922: Os Belos e Malditos

1925: O Grande Gatsby

1934: Suave é a Noite

1940: O Último Magnata (não teminado)

Ernest Hemingway

Ernest Miller Hemingway nasceu no Illinois (EUA) em 1899. Filho de um médico da zona rural, o escritor cresceu em contato com um ambiente pobre e rude. A descrição desse meio social testemunhado por ele através do acompanhamento do trabalho do pai ficou eternizado em algumas de suas obras.

Hemingway também trabalhou como repórter, alistou-se no exército em 1916 (foi internado devido a um ferimento em combate e nesse período escreveu uma de suas principais obras: "O Sol Também Se Levanta"). Além disso, o autor ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1954 e o Prêmio Pulitzer. Mesmo todo esse reconhecimento no meio cultural não impediu o fim trágico do escritor... Ernest Hemingway se suicidou em casa em 1961.

Principais Obras

1925 : “In Our Time”

1926 : O Sol Também Se Levanta

1929 : Adeus às Armas

1932: Morte à Tarde

1935: Verdes Colinas da África

1940: Por Quem os Sinos Dobram

1952: O Velho e o Mar

Gertrude Stein
Escritora, poetisa e ativista do movimento feminista Gertrude Stein nasceu na cidade de Pittsburgh (EUA). De família judia, ela passou boa parte de sua vida na Áustria e na França. Fixou residência permanente em Paris depois de realizar seus estudos psicológicos. Lá viveu junto com Alice (sua secretária particular e companheira) na Rue de Fleurus n° 27. O local, reproduzido em “Meia Noite em Paris”, foi sede de encontros entre famosos artistas como Pablo Picasso (que a imortalizou nessa pintura ao lado), Matisse, Apollinaire, Ezra Pound, Ernest Hemingway e James Joyce, entre outros.




Esse período da vida de Gertrude Stein foi eternizado em seu livro "Autobiografia de Alice B. Toklas" (1933) que se tornaria um dos marcos essenciais do movimento vanguardista. Embora a obra tenha sido escrita por Stein, foi narrada do ponto de vista de Alice. Essa época de ouro (como é chamada por Gil no filme) não foi eterna. A escritora se afastou de Picasso e outros amigos.


Gertrude Stein morreu vítima de câncer de útero em sua amada Paris em 1946.

Principais Obras


1908: O Modo de Ser dos Americanos
1909: Três Vidas



1933 : Autobiografia de Alice B. Toklas



1935: O Que é a Literatura Inglesa?

Quer ficar por dentro das novidades? Siga a gente no Twitter: @blahcultural

0 opinaram:

Postar um comentário