Blah Cultural

Família do Blah

Busca

domingo, 10 de junho de 2012

Baú do Blah: Search and Destroy

Final dos anos 60. Tudo começou quando Iggy Pop assistiu um show do The Doors e se amarrou no modo com que Morrison se apresentava. Em 1967 nascia então The Stoogies. Com Ron Ashton na guitarra, Dave Alexander no baixo, Scott Ashton na bateria e Iggy Pop nos vocais a banda fez seu primeiro show no halloween daquele ano na Universidade de Michigan. Daquela apresentação até o fim da formação original do grupo, The Stooges não passou despercebido. O público, formado por jovens, se identificava com as letras, mas as loucas performances de Iggy Pop geravam polêmica (se hoje em dia geraria... imagina naquela época...) por esse motivo a banda também era muito xingada durante os shows. O vocalista jogava carne crua ou de creme de amendoim no próprio corpo, gritava, se contorcia e até se cortava com caco de vidro no palco. Vale lembrar que foi nessa época que Iggy Pop inventou o stage diving (ou mosh), ou seja, o popular mergulho no público que virou um dos grandes símbolos de atitude rock'n roll. Mas, décadas mais tarde o feitiço virou contra o feiticeiro e infelizmente em 2010 o cantor se machucou porque a platéia não o segurou durante um mosh.

Na época do The Stooges foram gravados grandes sucessos como "1969", "I wanna be your dog", "Search and Destroy" entre muitos outros. De fato a banda só gravou 3 discos com sua formação original. "Stooges" de 1969, "Fun House" de 1970 e "Raw Power" de 1973. Nenhum teve boa vendagem, mas o último influenciou várias bandas de punk e rock alternativo."Raw Power" foi o que teve maior vendagem. Mas, após o seu lançamento The Stoogies se desfez. O abuso de drogas e álcool virou uma marca registrada da banda. No último show com a formação original, o grupo chegou a se envolver em uma briga com um bando de motoqueiros. Em 1975, o baixista Dave Alexander faleceu por consequência de seu alcoolismo. Além disso, Iggy Pop deixou a banda para tentar largar seu vício em heroína. Após sua estada na rehab, época em que ficou amigo de David Bowie, Iggy Pop foi viver sua bem-sucedida carreira solo. Somente em 2007 a banda ressucitou e apresentou um novo trabalho. "The Weirdness" foi lançado com a seguinte formação: Ron Ashton na guitarra, Mike Watt no baixo, Scott Ashton na bateria, Steve Mackay no sax e Iggy Pop nos vocais. O próximo álbum "Black On Blues: A Tribute To The Black Keys" está previsto para ser lançado em 17 de julho.

Enquanto o novo trabalho de Iggy &Stooges não sai o Baú do Blah orgulhosamente relembra "Search and Destroy" do álbum Raw Power de 1973. Que aliás era o preferido de Kurt Cobain (eterno vocalista do Nirvana). Essa apresentação aconteceu em 1994 em um festival em Phoenix nos EUA.


0 opinaram:

Postar um comentário