Blah Cultural

Família do Blah

Busca

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Christian Bale vira persona non grata na China

Pequim informou, nesta quarta-feira, que o ator britânico Christian Bale deveria "sentir vergonha" e que não é "bem-vindo" no país após sua tentativa de visita o ao dissidente e advogado cego Chen Guangcheng, mantido ilegalmente (para o resto do mundo) em prisão domiciliar desde 2010.

"Acho que esse ator deveria sentir vergonha pelo que fez, e não o governo chinês", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Liu Weimin, em entrevista coletiva concedida nesta quarta.

Essa foi a resposta de Weimin aos jornalistas sobre se foi embaraçoso para o governo chinês a tentativa de Bale de visitar Chen em 15 de dezembro, depois que Zhang Yimou, o cineasta mais famoso de Pequim, o convidou para protagonizar um filme de teor político.

"Não convidamos Bale para que virasse notícia e fosse filmado em Linyi (na província de Shandong, onde Chen Guangcheng está preso), ele não é bem-vindo aqui para criar manchetes", advertiu o porta-voz.

Bale foi convidado pelo diretor Zhang Yimou à cerimônia de apresentação do filme The Flowers of War ("As Flores da Guerra", em tradução livre), sobre o Massacre de Nanquim e os entraves históricos nas relações entre a China e o Japão.

O filme de Zhang, protagonizado por Bale, foi filmado a poucos quilômetros de onde vive Chen.

O ator, famoso – principalmente – por ter interpretado Batman no cinema, contatou a CNN americana para que filmasse sua tentativa de visitar Chen, algo que ninguém conseguiu no último ano, visto que um grupo de seguranças expulsa a bofetadas qualquer tentativa de aproximação.

E com Bale não foi diferente. O astro foi empurrado e sacudido por policiais chineses quando tentava fazer a visita e protagonizou cenas de tensão com os guardas que vigiam a casa do dissidente, isolado e sob prisão domiciliar apesar de não ser acusado por nenhum delito. Nas imagens divulgadas pela CNN, se pode ver que o ator não tenta resistir às autoridades e se mostra tranquilo, frente ao nervosismo dos policiais que o empurram. Além das agressões, o veículo em que viajava foi perseguido durante 40 minutos e sofreu alguns danos.

Grupos de direitos humanos pediram diversas vezes a libertação do advogado autodidata Chen Guangcheng, que foi candidato ao Nobel em diversas ocasiões por denunciar os abortos e as esterilizações forçados a milhares de camponesas de sua província em 2005.

Confira abaixo os vídeos das agressões, da entrevista com Christian Bale comentando sobre o caso e do trailer de The Flowers of War, respectivamente (infelizmente, todos estão sem legenda:

Agressões:



Entrevista com Christian Bale sobre o caso:



The Flowers of War:

0 opinaram:

Postar um comentário