Blah Cultural

Família do Blah

Busca

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Obras de Cecília Meireles, Manuel Bandeira e Orígenes Lessa serão reeditadas

A obra da Cecília Meireles deve ganhar novo fôlego a partir de janeiro. No início do próximo ano, alguns títulos como Romanceiro da Inconfidência e Ou Isto ou Aquilo, começam a ser reeditados. Os lançamentos marcam a transferência das publicações da editora Nova Fronteira para a Global Editora. Além da autora, a Global também acaba de assumir os direitos de outros dois importantes autores brasileiros: Manuel Bandeira e Orígenes Lessa.
Neto de Cecília e agente responsável também pela negociação do espólio de Bandeira e Lessa, Alexandre Carlos Teixeira anunciou ontem os novos planos. Em um prazo de 40 meses, a editora pretende reeditar 38 volumes de prosa e poesia de Cecília Meireles. Está prevista ainda a edição de novos títulos voltados ao público infantil e jovem. "Coisas a serem garimpadas no enorme baú que ela deixou", diz Luiz Alves Junior, diretor da casa editorial. Prevê-se ainda a publicação em novas plataformas, como e-books e audiobooks. Além da encomenda de biografias dos três mestres da literatura tupiniquim. "Estamos em busca dos autores", comentou Alves Junior.
De Manuel Bandeira, devem sair 23 reedições e 13 novos títulos. Até abril, os clássicos Estrela da Manhã, Estrela da Tarde e Itinerário de Pasárgada estarão disponíveis, todos lançados em volumes independentes e não no formato da coletânea Estrela Da Vida Inteira, que a José Olympio e, posteriormente, a Nova Fronteira popularizaram. "Iremos desmembrar e retomar os livros originais, tais como foram concebidos", falou o diretor editorial Jeferson L. Alves. Além de poeta, Bandeira foi um grande cronista. Belos - e esgotados - livros de crônicas, entre eles Andorinha, Andorinha e Flauta de Papel, também devem voltar às prateleiras.
Menos conhecido entre os três, Orígenes Lessa terá 34 obras reeditadas - além de sete novidades no forno. Neste caso, porém, muitos dos relançamentos terão um sabor de quase ineditismo. É o caso de Omelete em Bombaim, seleta de contos que estava fora de catálogo há quase 40 anos.

0 opinaram:

Postar um comentário