Blah Cultural

Família do Blah

Busca

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Esqueça o 3D, o futuro é QD!

Pesquisadores desenvolveram uma nova forma para reproduzir imagens, que poderá ser usada na fabricação de televisores ultra-finos, flexíveis e com alto poder de resolução.
Conhecida como "pontos quânticos" ("quantum dots" em inglês ou "QD", na sigla), a tecnologia é feita a partir da emissão de luz de minúsculos cristais, que são 100 mil vezes menores que a largura de um fio de cabelo. Ao mudar o tamanho deles, os cientistas descobriram ser possível manipular a cor da luz produzida pelos cristais, o que acaba gerando um efeito mais colorido e natural.

Segundo o jornal The Telegraph, os pesquisadores esperam que os primeiros televisores de pontos quânticos, com cores melhoradas e telas ainda mais finas, estejam disponíveis nas lojas até o final de 2012. Já a versão flexível deve levar pelo menos três anos para chegar ao mercado.

"Estamos trabalhando com algumas das principais empresas de produtos asiáticos. Alguns itens já farão parte da próxima geração de televisores de tela plana. A verdadeira vantagem fornecida por esse recurso é que elas podem ser impressas numa folha de plástico e facilmente enroladas ou dobradas pelo usuário", explica Michael Edelman, diretor-executivo da companhia Nanoco.

Mesmo sem a divulgação de quais são as empresas que a Nanoco está trabalhando, especula-se que entre elas estejam a Sony, Sharp, Samsung e LG.

Apesar do avanço tecnológico, a escassez de alguns elementos para a produção desses displays tem impulsionado os custos de mercado, o que leva as empresas de eletrônicos a procurar novas maneiras de fazer seus produtos.

Além de televisores, displays e outros aparelhos, o QD poderá ser usado para a fabricação de novos tipos de lâmpadas mais eficientes, como também ser alimentados por energia solar.

0 opinaram:

Postar um comentário